Como podemos ter mais consciência dos "atuadores" internos dos organismos e organizações ?

A meio da tradução de um pedaço da segunda edição do livro WTP2 onde leio sobre “feedback” (retro-alimentação) e “feedforward” (que ando a chamar de atuação) ocorre-me partilhar:

Já ouvi falar muito em feedback (retro-alimentação) 360 … que para mim havia de ser todos dizerem aos outros o que pensam/sentem sobre os comportamentos e ações de cada um num determinado contexto comum.

Oiço no entanto falar pouco de Atuação Pro-Ativa 360 … com isto quero dizer …

Nós fazemos isto normalmente e muitas vezes automaticamente::: Com base no que acontece em nosso redor, utilizamos a nossa memória e conhecimento passado para decidir o que fazer…Mesmo quando estamos “simplesmente” à espera que nos “venha” a melhor decisão.

Usamos “programas” que criámos anteriormente… Seja um programa “mindful”, “heartful” ou “memoryful” …

Como é que podemos tornar esses “programas” (hábitos, padrões) mais conscientes ? Seja como individuos e como organizações ?

P.S. ainda estamos a precisar de pessoas para traduzir/rever partes do livro (com a data final de entrega a 31 de Março)…se tiverem interesse/disponibilidade e possibilidade de compromisso digam.