O cliente quer, o fornecedor acha que isso não faz parte do âmbito acordado. Como resolver esta situação?

Respondi assim, perante esta questão num cenário de prestação de serviços de desenvolvimento de um website de comércio eletrónico, em que o cliente esperava o desenvolvimento de uma integração com um sistema de pagamentos e o fornecedor não queria fazê-la.

Depende sempre da clareza do que acordaram ao inicio, da vontade de cumprir com o acordado e das necessidades atuais de cada um.

Quando eu penso em site de comércio eletrónico direi que deve sempre permitir coisas base como:

  • Listar Itens (Produtos/Serviços) em Catálogo
  • Ver o seu detalhe
  • Adicionar Produtos ao carrinho de compras
  • Fazer o checkout (habitualmente tens opções de integração como paypal, algum serviço de correios, levantar no local)

Portanto, respondendo diretamente à tua pergunta, vejo duas possíveis respostas

1 - Se não tens forma de terminar a encomenda e fazer o pagamento, então diria que o serviço de “comércio eletrónico” não está terminado.
2 - Uma integração além dos meios e formas comuns, ou estaria acordada desde o início, ou precisa ser negociada como um extra.

Parece-me assim uma oportunidade de negociação/comunicação/mediação.
Parece haver aqui um ponto de tensão entre “Nós precisamos disto no contexto atual e do outro lado Nós não queremos fazer isto no contexto atual”.

Uma abordagem será:

  1. Procurar perceber os porquês de cada um e mapear o contexto em primeiro lugar.
    
  2. A partir daí podem procurar uma "agenda comum" (os pontos que ambos precisam abordar/assegurar)
    
  3. Entrar num processo criativo de identificar possíveis soluções
    
  4. E procurar um acordo que sirva a ambos !
    

Se estiverem c/ dificuldades em comunicar podem encontrar algum “facilitador/mediador” da conversa, que poderá ocorrer online ou presencial (P.S. esta minha sugestão não é “neutra”, uma vez que ofereço este tipo de serviços de mediação, a par com sessões de prevenção de conflitos e apoio na negociação)

Convido a qualquer pessoa que esteja a viver ou tenha vivido algum cenário assim a partilhar o mesmo (alerto apenas para procurarem omitir dados que permitam identificar o cenário ou pessoa em concreto a não ser que tenham o consentimento dela), e eventualmente se já o resolveu, a partilhar aqui a abordagem e a solução!

1 Curtiu