Que alternativas existem ao atual sistema bancário?

O atual sistema bancário está viciado. É necessário encontrar alternativas.

Começo a responder a este tópico referenciando uma página que vi há instantes, e que conta também uma breve história dos mercados.
Além disso, apresenta a hipótese de contribuir para uma alternativa - digital - ao atual sistema monetário.

A página está em https://ledgerloops.com/ - o seu autor, que iniciou o desenvolvimento de uma plataforma para viabilizar este novo sistema, está a trabalhar na Ripple, que desenvolveu o projeto interledger, segundo o mesmo.

Que outros projetos/alternativas conhecem?

Ola Diogo,

Já estava para responder esse questionamento a um tempo, mas só agora consegui um tempinho para faze-lo.

Gostei da ideia do ledgerloops, compreendo o valor que ele propõe para substituir o dinheiro como meio de circulação e evitar falhas de mercado.

No entanto, lembro que para além da função de termo de 1 - troca o dinheiro tem mais duas outras funcionalidades importantes:

2 - Reserva de Valor
3 - Unidade de conta

Ainda mais complexo ficamos se considerarmos que todas essas funções existem não somente com relação aos produtos de hoje como também em relação ao tempo.

Por exemplo, o mecanismo do ledger loops funciona bem para um sistema de troca com uma dimensão (tempo=1), mas imagina se eu produzo algo hoje, mas não queira consumir algo seu hj ou ate mesmo amanhã. Como o sistema segredo atenderia a relatividade do tempo?

A origem do mercado financeiro (teoria, não necessariamente pratica) consiste em equilibrar os termos de troca não só entre produtos, mas também em relação ao presente e o futuro. Em teoria, a taxa de juros funciona como um “segredo” entre as preferencias do presente e do futuro.

Claro que da teoria desenrolaram-se inumeras formas de subversão e sequestro do mercado financeiro (swaps, insurance bonds, etc…). Nesse sentido, penso que uma alternativa seria trazer mais conciencia aos sistemas de financiamento através de inciativas tipo crowdfunding, mas com melhorias nos sistemas de pledge.

O que você acha?

São boas questões.
Não entendo muito bem as 2 últimas funções como característica distintiva da moeda.
Pode explicar melhor a necessidade da 2 e da 3?

Em verdade não compreendo muito bem o problema de referência ali referido, uma vez que nós estamos todos ligados em rede e não temos apenas um vizinho à esquerda e outro à direita, e conhecemos e transaccionamos com pessoas diferentes. Se me parece que ele refere que esta é uma solução para comerciantes (i.e. pessoas que têm um circuito de trocas estabelecido entre si), também refere que pode ser usado por um grupo de amigos para anotar as dívidas entre si.

Penso o sistema poder funcionar da seguinte forma, para valores:

  1. não imediatos: numa óptica de troca: prometes-me dar algo hoje, e eu prometo dar algo a alguém da minha rede, e por aí fora, esperando que alguém lhe dê algo que você quer
  2. imediatos: numa óptica de registo de dívida, onde você me dá algo e eu aceito e se regista no sistema que lhe estou em dívida.

Para a 1ª forma poder funcionar, diria que é relevante estimular a que um maior número de pessoas/empresas se junte ao sistema, para que os ciclos se possam fechar.

Sobre este tema acho que o melhor mesmo era perguntar diretamente ao Michiel de Jong e pedir para clarificar como é que ele vê criarem-se estes ciclos. Enviei-lhe uma mensagem para explicar as vantagens para um grupo de amigos e descrever caso de uso

Em relação ao crowdfunding, é um sistema que me faz sentido incentivar. Imagino um sistema de crowdfunding, pronto a usar por qualquer pessoa, sem necessidade de pagar comissões a ninguém, assegurando apenas a manutenção do mesmo.

Que melhorias acha que são necessárias no sistema de “pledge”?

Na sequência do primeiro post, indicaram-me alguns projetos potencialmente similares (não os verifiquei - deixo aqui para registo)

https://koina.cc

https://humaniq.co/
PHI-DFINITY : http://string.technology/pdfs/viewer.html?file=.././library/PHI-DFINITY-Extended-17-12-16.pdf

Na sequência desta conversa, contactei o Michiel, que entretanto criou uma sala de conversa sobre LedgerLoops:

Podem aceder em https://gitter.im/ledgerloops/Lobby

Hi Diogo and Matheus, thanks for discussion LedgerLoops on your forum! :slight_smile:

I do agree with Matheus’ remarks, very good questions! I should probably put a paragraph about that on the website, to clarify.

to give a short answers to the two other functions of money:

Value store - in ledgerloops, for store of value, you owe your direct peers, or neighbors. So instead of having a national bank where everybody has a bank account, you just have a software application, or a piece of paper, showing “I owe Diogo 100 euros”. This may not always be practical, (it’s sort of awkward to owe your friends money), so in the end you would probably get ‘mini-banks’, like for instance rda69 in Lisbon could play the role of being a store of value.

Unit of value - I started working on an “esperanto currency”, unicurn.com, but I haven’t worked out its details much further yet.

1 Curtiu

Ligado a esta conversa, ainda que não responda a pergunta é o curso do MIT “Just Money, Banking as if Society mattered do MIT”.

Há um grupo da FESCOOP que está a participar, e eu comecei a ver os vídeos hoje.

De interesse a todas as pessoas, pois tem que ver com a forma como podemos aplicar o nosso dinheiro de forma sustentável nas várias dimensões da palavra, ao nível individual e coletivo.

O curso está em https://courses.edx.org/courses/course-v1:MITx+11.405x_2+1T2017/info

@michielbdejong I wonder if you are aware of this course and your thoughts on it

@mhsoliveira what do you think of this ?

Hi @Diogo and @michielbdejong,

Thanks for the clarifications and suggestions. Sorry about staying to quiet since my first posts.

After your posts i’ve understood more about how ledger loops could work. Maybe combined with a blockchain system containing all the users shopping lists and selling products some app could match the users necessities.

However i am still facing some problems to understand how could the ledgerloops system handle some time diferences. Likewise banks interest rates system pays people to delay their consumption so others can spend in advance (invest).

Without this market people are encourage to cosume all their income or find other good to store value (e.g. gold).

Regarding the unit of value, i though that ledgerloops would naturally set the prices of all goods in the system regarding the users’ demand. However this would produce a high degree of uncertainty depending on the market. I will look for there references you have left.

Best Regards!

1 Curtiu

Vi agora este artigo…já de 2015 mas ainda assim poderá fazer algum sentido para reflexão (e um motivo mais para procurar alternativas aos depósitos poupança):
Um exemplo simples que não abona a favor dos depósitos poupança: https://www.dicasonline.pt/deco-dcontra-depositos/ , com o artigo original em https://www.deco.proteste.pt/institucionalemedia/acoes/temas/banca/depositos-sem-lucros-1711

Aproveito para partilhar que encontrei recentemente em Portugal um sistema de moeda digital que incentiva à interação local: http://www.ricostostoes.com e que por agora desafio a quem quiser a experimentar.

Limita a acumulação em 2500 tostões, e cada pessoa pode colocar serviços e produtos.
É possível também a comerciantes aderirem e criarem campanhas de descontos em tostões por exemplo.

Para mais informações sobre a plataforma, vejam:
http://ricostostoes.com/perguntas_frequentes.php