Sobre a categoria Diario pessoal - científico?

For non-portuguese readers, I recommend using DeepL Translate: The world's most accurate translator, or whatever other prefered mean.

Nesta categoria pretendo criar um registo diário com toda a “informação” que me sinto capaz de recolher a cada dia, para minha própria observação e de quem a mim se quiser juntar.
Considero que estes textos fazem parte de um projeto científico, valorizando a minha qualidade de observação - sobre mim mesmo e sobre o mundo que me rodeia. Se mais tarde alguém dos mundos das ciências reconhecida “publicamente” valida ou não estes textos como sendo ciência, é algo que de momento não me bloqueia a prosseguir. Procurarei convidar pessoas de diferentes áreas a lê-la e analisá-la e partilhá-la, por via direta ou indireta.

É possível que venham a existir sub-categorias privadas a que só alguns seres humanos terão acesso, por algum qualquer receio que possa ter e no sentido também de cuidar das minhas relações humanas.
Procurarei que haja seres humanos, em quem confio para tal, que têm acesso a todas as sub-categorias.
Sempre que envolver interações e partilhas de outros seres no meu discurso, manifesto desde já a intenção de obter o seu consentimento antes de as aqui partilhar, em domínio público ou restrito.
Se algum dia alguém deixar de dar o seu consentimento por algum motivo, que o venha aqui comunicar neste fórum, como resposta ao tópico em questão e procuraremos integrar a sua objeção e procurar alcançar o consentimento no espaço-tempo que na altura fôr oportuno.

Tudo o que público esteja, público poderá ser tornado, desde que não haja alterações ao texto. Qualquer sugestão de melhoria para que o texto seja mais bem compreendida por parte do maior número de seres humanos é bem-vinda como resposta ao tópico em questão.

Se porventura alguém sentir que beneficia comercialmente com algum destes textos, e a quem o quiser, aceito propostas de donativos de qualquer espécie. Para o efeito, sintam-se livres de me enviar uma mensagem direta.

Afirmação/Convicção:
No meu corpo quem manda sou eu. E qualquer “tratamento” que sob ele incorrer, precisa do meu consentimento contínuo. Considero este um direito humano básico e considero ter o apoio de vários artigos da Declaração Universal dos Direitos humanos (https://diariodarepublica.pt/dr/geral/legislacao-relevante/declaracao-universal-direitos-humanos).

Se porventura discordar da Declaração Universal dos Direitos Humanos em algum ponto, sinta-se livre para dizer porquê em resposta a este tópico.

Artigo 3º :
Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo 5.º
Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

Artigo 9.º

Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Artigo 10.º

Toda a pessoa tem direito, em plena igualdade, a que a sua causa seja equitativa e publicamente julgada por um tribunal independente e imparcial que decida dos seus direitos e obrigações ou das razões de qualquer acusação em matéria penal que contra ela seja deduzida.

Artigo 18.º

Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos.

Artigo 19.º

Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.

Artigo 25.º

1. Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.

Artigo 27.º

1. Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam.
  2. Todos têm direito à protecção dos interesses morais e materiais ligados a qualquer produção científica, literária ou artística da sua autoria.

O que considero que me motivou a criar esta categoria:
São aqui, Sintra, 2023-06-27, 3h26 da manhã (comecei o texto pelas 3h00 e olhei, ainda na cama, para o relógio por volta das 2h30, com o que acho ser uma insónia). Ontem deitei-me pelas 21h30. Não consigo afirmar se dormi ininterruptamente as referidas 4h.

Emoção predominante:
Medo - história que conto sobre ele: observo que este é o 3º dia consecutivo em que não durmo uma noite inteira de seguida e sinto algum cansaço no corpo. Não sei a que se devem estas insónias. Talvez devido a questões de dúvidas sobre a minha carreira profissional. Talvez outras.
Quem tiver alguma pista, peço que partilhe e a fundamente em resposta a este tópico.
Foi-me diagnosticada, em regime de internamento compulsivo, em Abril de 2019 uma perturbação esquizo-afetiva - que é o diagnóstico que os psiquiatras atuais atribuem quando não sabem se a pessoa “tem” bipolaridade ou esquizofrenia (alguém me corrija se assim não fôr). A 31 de Maio de 2023, suspendi a toma da medicação, Aripiprazol 5 mg, com alguma preocupação e sem objeção médica, que andava a tomar há pelo menos 6 meses. Fui na altura alertado que havia um risco de re-internamento (com base num qualquer estudo estatístico que não foi partilhado comigo e que desconheço e que convido desde já a partilharem, se dele tiver conhecimento, em resposta a este tópico) e que se eu estava disponível a assumir a responsabilidade por esse risco, então que era livre de o fazer. Assim o fiz, e assim o faço. (convidarei a quem de direito que possa aqui comentar com a sua eventual diferente perspetiva sobre história acima contada).
Estou alerta e consciente e este registo é uma prova disso.

Crença(s):
Acredito que ao partilhar este texto neste meu fórum, e online, que me estou a salvaguardar/proteger de qualquer atentado contra a minha liberdade e que também dou espaço para o diálogo, reconhecendo como tal o direito de todos os outros seres a contribuirem para este projeto.
Uma vez que sou pai e tenho também responsabilidade sobre o meu filho, esta escrita é uma forma de salvaguardar também de alguma forma os seus direitos. Ao escrever um registo que se quer diário, com eventuais interrupções temporárias, tenho a esperança de viabilizar informação a quem de direito para que possam tomar decisões que o protejam se eventualmente algum dia considerarem - e apelo a que consultem diferentes opiniões e perspetivas antes de qq decisão - que eu não estou em condições para dele cuidar. Estou também disponível a uma conversa diária ou até com maior frequência se assim sentirem necessidade, a acordar disponibilidades, idealmente também registada e aqui eventualmente escrita.

Celebro ter lido até aqui. Qualquer questão ou comentário, sinta-se livre de partilhar em resposta a este tópico.

Hoje atualizei o nome da categoria perante a revelação de que estes textos até podem ser também uma forma de expressão artística, além de eventualmente ter alguma espécie de utilidade científica.