Aprendizagem declarativa e aprendizagem processual

Ideias chave do capítulo 6 do livro Uncommon Sense Teaching:

  • Existem dois caminhos principais utilizados pelo cérebro para o armazenamento de informação na memória de longo-prazo: declarativo e processual. Cada caminho armazena a informação separadamente no neo-córtex.
  • O caminho declarativo é maioritariamente consciente e rápido a aprender e armazenar informação. O caminho processual não é consciente e é lento a aprender e armazenar informação.
  • Assim que a informação é aprendida, o sistema processual pode colocá-la a uso muito mais rapdiamente que o sistema declarativo. Mas o sistema processual é muito menos flexível. Mudem umas poucas letras no teclado do computador e de repente já não somos rápidos a teclar !
  • É importante, sempre que possível, assegurar que os estudantes estão a adquirir informação através dos dois sistemas - processual e declarativo. Isto torna-os solucionadores de problemas flexíveis, adaptáveis e rápidos.
  • As explicações e demonstrações que os professores dão aos alunos durante a etapa “Eu faço” da instrução dirigida pelo professor melhoram a sua aprendizagem declarativa. Quando a essa instrução se segue a prática (“Nós fazemos”), os estudantes começam a ativar o seu caminho processual - o que ajuda (eventualmente, com muita prática) a automatizar a aprendizagem
  • O sistema processual é forte na infància e quando se é criança, mas depois enfraquece. O sistema declarativo é fraco em criança e fortalece-se gradualmente à medida que a criança amadurece.
  • Intercalagem é quando um professor mistura a prática dos seus estudantes incluindo aspetos semelhantes de um tópico, em vez de bloquear a prática a repetições específicas e praticamente idênticas do mesmo tópico.
  • Dificuldades desejáveis incluem o esforço mental intenso de construir um conjunto de ligações neuronais fortes para compreender e relembrar um conceito.
  • Um esquema é um conjunto de “prateleiras neuronais” que agrupam diferentes conjuntos de ligações que um estudante está a aprender sobre um assunto. Esquemas pré-existentes ajudam os estudantes a aprender novos materiais sobre um assunto mais facilmente.
  • A repetição espaçada acontece quando a prática de relembrar do material é prolongada ao longo de dias ou meses.
  • Quer a intercalagem quer a repetição espaçada são os melhores métodos que os investigadores conhecem de se construir aprendizagem pelo sistema processual.
  • É mais importante que os estudantes demonstrem que sabem como aplicar um conceito do que demonstrem a sua capacidade de o articular. Ser capaz de explicar um conceito não significa necessariamente uma compreensão conceptual.

Uma curiosidade sobre os sistemas processual e declarativo é que a meditação mindfulness parece aumentar a atividade no sistema declarativo e diminuir a atividade do sistema processual.

Uma ferramenta útil que se fala neste capítulo e que eu desconhecia como ferramenta de aprendizagem é o organizador gráfico. Estes podem ajudar a consolidar a aprendizagem através da organização da informação em esquemas mentais.

Uma ferramenta com a qual se podem criar organizadores gráficos é p.ex. o canva.