Como alcançar a independência financeira?

Eu quero ser financeiramente independente…e tu?
Até hoje não conheci ninguém que me dissesse que não quer a independência financeira.

O que normalmente varia é a forma de a alcançar.
Mas espera aí…o que é isso de independência financeira?

Por independência financeira entendo conseguir pagar todas as despesas e fazer o que gosto quando quero.

Segundo esta minha definiçâo, se encontrar um trabalho onde me sinta plenamente realizado que pague as minhas despesas e me dê espaço de manobra para fazer o que quero quando quero, então tenho o problema resolvido e não me importo até de trabalhar por conta de outrém, mesmo sabendo que possivelmente mais de 50% do valor/hora do meu trabalho vai para outras entidades que não eu. (nomeadamente o estado e a empresa em que trabalho - que significa os donos da empresa e as pessoas que alimentam a sua estrutura).
No entanto, tendo já experienciado diferentes trabalhos, por conta própria e por conta d’outrém, devo dizer que esta ideia de estar plenamente realizado no trabalho não é nada trivial, por múltiplos fatores.

Deixemos este tema de encontrar um trabalho de plena realização para outra reflexão.

Uma outra forma de alcançar esta definição de independência financeira é assegurar que os rendimentos passivos (aqueles que requerem pouco tempo ou trabalho da nossa parte) são superiores às despesas.

E como fazer isso?

Acabei ontem de ler o livro “Rich Dad, poor Dad”, “Pai Rico, Pai Pobre”.
Cruzei-me com este livro em destaque na Fnac e como já tinha ouvido falar dele e também quero atingir a independência financeira, cedi ao impulso e comprei-o, numa edição que celebra os 25 anos desde que foi publicado a primeira vez.

O autor, Robert T. Kiyosaki, conta-nos a história que terá vivido ao longo da vida, sendo filho de um pai professor ao serviço do Estado e com dificuldade em pagar as contas e amigo do filho do “pai rico”, um empresário, com negócios em vários setores - da construção à restauração.

É um livro fácil de ler, com bastantes exemplos práticos e estórias contadas na primeira pessoa.

Essencialmente, da leitura deste livro retive que há três tipos de receita:

  • Receita ordinária - A que vem do nosso trabalho
  • Receita de portfolio - A que vem do nosso portfolio (Ex: ações/títulos)
  • Receita passiva - A que vem do nosso “imobilizado”

e também a importância da diferença entre assets - ativos - e liabilities - exigibilidades. (se estiveres a ler e a questionar a tradução, faz o favor de sugerir uma palavra melhor…estou recetivo!).

Basicamente os ativos são os nossos bens que têm um valor inerente de mercado, podendo ou não gerar fluxo de caixa (cashflow).

Para atingir a independência financeira, há que assegurar que o dinheiro gerado pelos nossos ativos (chamado de rendimento passivo) é superior às nossas despesas.

Naturalmente, quão mais baixas forem as despesas, mais fácil se torna. E quanto mais ativos geradores de rendimento tivermos também.

No dito livro, o autor conta-nos como o seu negócio principal é o investimento imobiliário. Além desse fala-nos em comprar ações e títulos e em ter o próprio negócio. Conta-nos também, a título de exemplo, que o negócio do MacDonalds não são os hamburgueres, mas sim o imobiliário.

Fala-nos ainda que se encontrar oportunidades para gerar rendimento passivo pode ser fácil, com algum treino, dar o passo seguinte pode ser mais desafiante, pois temos de enfrentar medos culturais e aversos ao risco. Conta-nos que na perspetiva do rico, este não tem medo de perder dinheiro. Isso não significa que não perca ou que goste de perder…simplesmente em vez de tomar decisões que evitem que perca dinheiro, toma decisões calculadas que o façam ganhar dinheiro.

Um jogo didático sobre como atingir a independência financeira e que está disponível para ser jogado online, em troca do endereço de email, e criado pelo autor é o Cashflow, que pode ser encontrado em: https://www.richdad.com/

P.S. o autor não é livre de polémica…tendo tido várias empresas que foram à falência ao longo dos anos, consta também que gera um rendimento de 1 milhão mensais. vindo em parte das mais de 7000 propriedades de que é dono através das suas corporações e também dos seminários realizados em seu nome, na ordem dos milhares de euros.

Alguns links sobre este tema seguem em baixo.

Algumas dicas de como alcançar a independência financeira ainda antes dos 30: https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/trabalho/Pages/independencia-financeira-antes-30.aspx

O que é a independência financeira e como a alcançar:
https://www.doutorfinancas.pt/financas-pessoais/poupanca/independencia-financeira-o-que-e-e-como-atingir/