Há uns meses atrás, depois do ecrã do telemóvel ter deixado de funcionar, fiz um reset ao meu telefone e reparei que já não conseguia fazer atualizações e como tinha feito reset fiquei sem algumas aplicações e sem a hipótese de voltar a instalá-las, o que me chateou pois impediu-me de comunicar com algumas pessoas que usavam maioritariamente uma dessas aplicações.
Depois de ter andado revoltado com a Microsoft, de ver em alguns locais online e de ir a diferentes lojas onde arranjam telefones e me dizerem que não era possível fazer o update e que era preciso comprar um telefone novo… escolhi investigar o assunto consoante a disponibilidade e motivação existentes (i.e. a um ritmo lento).
Nestas pesquisas tomei conhecimento do fórum XDA developers, que acolhe uma comunidade de programadores de telemoveis que vem do tempo do Windows Mobile e que programam ao nível dos sistemas operativos … i.e. há quem fale p.ex em atualizar um telefone que antes tinha windows para passar a ter Android.
Já estava inclinado para experimentar entrar neste mundo de “flashar” (https://www.quora.com/What-does-flashing-a-cell-phone-mean) o meu telemovel, quando no tal fórum vi que a Microsoft tinha lançado uma forma de atualizar o sistema operativo de forma offline, através de “cabo” (https://forum.xda-developers.com/windows-10-mobile/guide-win10-mobile-offline-update-t3527340) .
Depois daí, procurei diretamente no site da microsoft e encontrei:
https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=56726
Depois de ter instalado e executado o programa, ligando o meu telemovel ao computador, e terminada a instalação do windows 10, precisei ainda de fazer um “hard reset” ao telefone… (ver como em https://www.hardreset.info/devices/microsoft/microsoft-lumia-532/)
E voilá, passei de não conseguir atualizar aplicações para ter o windows 10 no telefone e toda uma nova experiência de utilização. Afinal ainda há esperança para a Microsoft neste mundo em que se quer poder reaproveitar os materiais ao máximo.