Como descobrir o sistema alimentar mais simples para cada pessoa?

Desde que me lembro que oiço falar na importância da alimentação.

Desde quando era criança e os meus pais procuravam que eu tivesse um prato rico, regra geral, com cereal, proteína, legumes e eventualmente tubérculos, até a ter escolhido um estilo alimentar vegetariano em 2013 e até aos dias mais recentes em que me vi a fazer a pergunta: “Será que existe um prato que a pessoa pode comer diariamente e ao mesmo tempo ter todos os nutrientes essenciais à vida?”.

Pensando que a maioria da alimentação humana vegetariana provém da agricultura, e que existe uma sazonalidade nos produtos agrícolas, a pergunta que resta responder é qual é a alimentação mínima essencial ao bem-estar de cada pessoa?

Qual será a relevância da diversidade hoje existente?

Sei que a medicina ayurvédica promove o uso de um sistema alimentar. E também a medicina “ocidental”, com a sua roda de alimentos.

Por outro lado há um sem número de dietas alimentares…E há ainda os que dizem “Viver da Luz”. (i.e. reduzem a sua alimentação a um mínimo tal que passam muitos dias só a líquidos.)

Uma forma de descobrir será procurar ir experimentando, e registando as alterações corporais…
O que é absolutamente necessário existir num dado contexto para realizar essa experiência?

Quais serão os mínimos a garantir em tais experiências para assegurar um bem-estar contínuo?

@jsoutelinho quem conheces que pode acrescentar valor a esta conversa? Queres partilhar a tua experiência nestas andanças?

" https://charleseisenstein.net/courses/dietary-transformation-from-the-inside-out/ " - Link partilhado pelo Paulo Costa no fb. Obrigado a ele por apontar esta porta.

Aproveito e partilho o que ali se diz:

A key premise of this course is that for most people, the main problem isn’t lack of information about what, when, and how much to eat. Beyond diet too, the problem usually isn’t that we don’t know what to do. It is that we don’t do it. This course will bring you insights that go far beyond the realm of food, to include anything you choose to “bring in.” This learning journey is intended for people who:

Struggle with weight issues, particularly due to overeating
Struggle with poor dietary habits, for example eating too much sugar
Are at a transition point that calls for a healthier way of eating
Want to cut through confusion surrounding the hundreds of (contradictory) dietary authorities out there

A meio de uma leitura de um livro sobre a prática de jejum, onde se advoga comer apenas uma refeição por dia, baseada em alimentos inteiros encontrei Maximize o seu prato: os alimentos mais completos e ricos em nutrientes | Mood Magazine