Como Esvaziar uma piscina

Hoje quis experimentar encher a piscina para preparar um parto em casa.

A ideia era simplesmente testá-la, e já sabia há partida que ía precisar de a esvaziar.

No entanto não tinha uma bomba, e depressa descobri (via pesquisa online - já que dos tempos da escola pouco ficou em memória) que seria possível vazar a piscina sem recurso a eletricidade.

Vi um vídeo em que uma pessoa colocava uma ponta de uma mangueira dentro de uma piscina e depois a outra ponta num local mais baixo.
Ignorantemente tentei fazer o mesmo sem qualquer resultado…

Só 20 baldes de água depois e quando a água na piscina já era pouca e não dava jeito ir a balde, voltei a pesquisar novamente.

E encontrei um site (pesquisando por Pump Water Hose Manually) com uma aplicação do princípio de Bernoulli.

Poderão ler o link para perceber melhor.
Olhando para a fórmula pode não ser intuitivo que o que é necessário são 7 passos (adaptado de http://homeguides.sfgate.com/suction-water-small-pond-garden-hose-50394.html):

1 - ligar uma das pontas da mangueira a uma torneira. Utiliza uma mangueira grande o suficiente para ir da piscina até ao lugar onde queres vazar a água. Adiciona uma mangueira adicional se precisares de aumentar o tamanho da mangueira. Na outra ponta da mangueira, impedir que a água saia. (p.ex com um bocal de mangueira: bocal mangueira at DuckDuckGo)

2 - “Abrir” a torneira para que a água entre na mangueira. Enche-a completamente.

3 - Fecha ou aperta o bocal para evitar que a água saia por ali (nota: o importante é que a velocidade de saída seja menor que a de entrada…pode haver alguma fuga, embora, para efeitos de poupança de tempo e de água, quando mais vedado melhor). Assim que a mangueira estiver cheia, fechar a torneira

4 - Retirar a mangueira da torneira, mantendo a abertura para cima, para evitar que a água saia.

5 - Com a mão livre, pegar na ponta da mangueira com o bocal. Transportar ambas as pontas para o local, a um nível mais baixo que o da piscina, onde queres colocar a água. Colocar a ponta da mangueira com o bocal no chão e deixa-la ali.

6 - Transportar a outra ponta da mangueira para a piscina e submergir a ponta no local mais fundo. Prender a ponta com uma pedra ou tijolo (ou qq outra forma). O objetivo é que esta ponta da mangueira fique submersa durante todo o processo. Caso contrário pode parar de escoar.

7 - Voltando à outra ponta com o bocal, mantè-la junto ao chão e libertar/desprender o bocal. A água vai começar a escorrer imediatamente, e a piscina vai começar a esvazear.

Se tiver hipótese de fazer estes passos com outra pessoa, poderá pedir-lhe para ir colocar a ponta da mangueira no outro lado e comunciar com ela para perceber quando já está, pedindo-lhe para ficar por lá até comprovar que a água está a sair.

Para compreender este fenómeno, é relevante compreender que as moléculas de água se agarram muito rapidamente umas às outras, e basta assim haver uma diferença de altura para haver uma aceleração da água no sentido descendente. Se as moléculas de água forem separadas pelo ar, o circuito é quebrado.

Para perceber melhor podemos imaginar que a água funciona como uma corda, e como se alguém tivesse a puxar a corda do lugar mais baixo (neste caso a Gravidade). Se a corda for cortada a meio (i.e. a água interrompida pelo ar), então de nada serve puxá-la e esperar que o outro lado que já não está ligado venha !.