O texto em baixo foi traduzido de http://blog.loomio.org/2015/02/20/how-to-engage-your-team-with-new-technology/
O link foi disponibilizado no grupo de Facebook de S3.0, na sequẽncia de uma proposta que ali fiz de passar a utilizar Discourse, alojado no IndieHosters, e advindo do facto de o Facebook poder ser limitador. A resposta em concreto manifestava desconforto em utilizar uma nova ferramenta de comunicação.
**
Pessoas, espaço, prática - e depois a tecnologia
**
Pessoas
Tecnologia não é apenas tecnologia. Trata de alterar hábitos e a cultura existente sobre como as coisas são feitas. As pessoas vêm primeiro. Pede-se a elas para se adaptarem ou alterarem as suas práticas de trabalho, e para algumas isto vai ser difícil. No caso de uma ferramenta colaborativa como o Loomio, pode-se estar a querer propor uma nova forma de pensar sobre o envolvimento das pessoas. As pessoas tendem a levantar uma série de inquietações compreensíveis e endereçá-las será um passo importante do processo para o teu grupo, permitindo-te desenvoler uma compreensão partilhada (com as pessoas) do problema que a nova tecnologia está a querer resolver
Questões chave
-
Como é que a equipa de administração vai tratar as minhas contribuições?
-
Quão segura é a minha informação?
-
Vou precisar de passar mais tempo online ?
-
Será que isto vai realmente melhorar as comunicações e a tomada de decisões?
-
Qual é a natureza da relação entre as pessoas envolvidas?
-
Como é que estas novas ferramentas se encaixarão com as práticas correntes?
-
Qual é o problema com os métodos atuais que o grupo está a utilizar, e quais são os custos?
Espaço
Considera como é que o espaço e a identidade funcionam no teu grupo neste momento. Nós encontrámos que as pessoas que estão habituadas a reunir-se presencialmente têm , quando se usam ferramentas online, muito medode perder relações, a dinâmica de grupo e a energia entre as pessoas. Nós podemos aprender a partir das práticas de colaboração offline para fazer as nossas experiências online mais ricas e mais eficazes.
Se o grupo se sente mais próximo quando está junto fisicamente, então considerar como criar um sentimento de familiaridade no espaço será chave. Se há rituais importantes de boas-vindas e de chegada no início das reuniões, então criar novas formas de chegar e acolher os membros na comunidade online será importante. Em grupos onde nem todos conhecem os novos membros, a equipa do Loomio tem encontrado valor em criar espaço para as pessoas se apresentarem a elas próprias.
Questões-chave
- Como é que o espaço influencia a forma como o grupo age?
- Quão importante é que é a identidade para este grupo?
- Quão importante é a neutralidade?
- De que formas é o grupo cria identidade agora?
- Qual é o espaço do grupo? É um espaço físico ou online?
- Como é que o espaço facilita ou dificulta a comunidade online no contexto da nova tecnologia?
Prática
Esclarecer qual é a prática corrente de trabalho é a base para o sucesso na nova prática de trabalho. Se as pessoas não percebem os termos sobre o envolvimento, então podem não se envolver de todo. Alojar discussões sobre estas questões como um ponto de partida pode ser um passo poderoso rumo a uma colaboraçao com maior significado, e revelar a verdadeira dinâmica de grupo de uma nova forma.
Se o grupo se encontra presencialmente, ter um item de agenda sobre como a nova ferramenta vai ser usada na próxima semana permitirá construir o novo hábito. Assim que as pessoas compreendem o probelma que é resolvido pela nova ferramenta e como ele se relaciona com o sentir atual das pessoas, espaço e processo, então é muito mais provável que tenhas um grande envolvimento. Considera introduzir a nova ferramenta como uma mudança na prática de trabalho em vez de ser apenas uma nova ferramenta.
Questões Chave
- Como é que o grupo comunica hoje?
- Quais são as ferramentas utilizadas?
- Como é que o grupo toma decisões?
- Está claro como é que os acordos são alcançados?
- O grupo percebe como é que o trabalho é distribuído?
- Quais são os processos de colaboração ou tomada de decisão que estão atualmente instalados?
- Quem são as pessoas que precisam de compreender o problema atual?
- Há, e se sim, quais são, formas correntes de fazer as coisas e de identificar o grupo são importantes para manter e continuar?
- Como é que se podem utilizar os processos existentes para apoiar a introdução da nova prática de trabalho?
Introduzindo a Tecnologia/ferramenta
Depois de ter pensado nas Pessoas, no Espaço e na Prática, então começa a a pensar sobre introduzir a ferramenta. Oferece às pessoas uma primeira experiência fantástica e dá formação e recursos que encorajam a adesão. Continua a endereçar as questões de fundo à medida que a ferramenta entra em uso. Introduzir um novo processo normalmente revela forças e fraquezas dos processos existentes, e revela compreensão da dinâmica num grupo.
As pessoas que começa grupos Loomio ficam normalmente perplexas pois descobrem que não sabiam como é que as decisões são tomadas na sua organização. As respostas a que chegas serão diferentes para cada grupo, mas o envolvimento com as questões de fundo é a chave para a colaboração genuína e bem-sucedida, online e offline.