Como manter o desempenho, depois de criar o hábito?

Para manter o desempenho e mesmo melhorá-lo é relevante medi-lo periodicamente.

Se não se medir/avaliar/reflectir e o comportamento se tornar um hábito automático corre-se o risco de perder desempenho e cometer erros.

Há quem tenha um diário onde faz uma análise do seu dia…um exemplo são desportistas que analisam o que comeram diariamente e a qualidade do sono ( a nadadora Katie Ledecky)
Há quem tenha um diário de decisões, que depois é avaliado ao fim de algum tempo para identificar as boas e más decisões (isto é: as decisões que nos aproximam (boas) ou afastam da realidade que queremos construir (más)).

Algo que já me era familiar, ainda que não tenha feito disso hábito é fazer um relatório anual, no final do ano, onde se avalia o ano que passou.

James Clear usa 3 questões:

  1. O que correu bem este ano?
  2. O que não correu tão bem este ano?
  3. O que aprendi?

Uma novidade para mim é o que o autor chama de Relatório de Integridade, que faz no Verão e que responde a três perguntas:

  1. Quais os valores nucleares que me guiam e ao meu trabalho?
  2. Neste preciso momento, como estou a viver e a trabalhar com integridade?
  3. Como posso estabelecer um padrão mais alto para o futuro?

Para assegurar que estamos no caminho do progresso e não estanques em hábitos desajustados da realidade que queremos criar é relevante ter uma identidade flexível…
Para evitar sofrimento desnecessário quando a vida nos retira algo com que nos tínhamos identificado, podemos reformular p.ex. :

“Sou um atleta” torna-se " Sou o tipo de pessoa mentalmente resistente e que adora um desafio físico"
“Sou um CEO” traduz-se em " Sou o tipo de pessoa que constrói e cria coisas"

Inspirado no livro Hábitos Atómicos, de James Clear