Estar em paz e desenvolver clareza na Visão e uma ferramenta de conversão de texto para voz

Há dias confrontei-me com um cansaço no meu corpo físico, nomeadamente nos olhos, e associado a uma frustração (raiva e tristeza), de ver um texto que escrevi no telegram, vindo de uma partilha de uma msg recebida mo Whatsapp, não ser publicado, decidi gravar um audio.

Este contexto surgiu num espaço online chamado de Vila de Possibilidades de que faço parte, no contexto do Possibility Management (mais info em: https://possibilitymanagement.org), e onde aprendi, integrando, parte do estilo de comunicação emocional que uso hoje e aqui vêem escrita.

Na sequência dessa partilha e após uma conversa onde percebi que para umas pessoas funciona melhor o texto e para outras melhor o áudio, e para mim faz-me sentido poder ouvir o que está escrito no tlm e computador, nesse sentido de poupar a a Visão e também desenvolver a a capacidade de escuta, dei por mim a investigar ferramentas de conversão texto para voz.

E percebi que este mundo já existe e chama-se de Acessibilidade.

A ferramenta que me ocorre partilhar aqui corre em telemoveis android, é nativa e aparece um icone no ecrã a partir do momento em que se ativa.

Mais informações de como ativar a ferramenta nativa texto para voz do android em baixo e retirada e traduzida automaticamente de

Ir para o conteúdo principal

Ajuda sobre acessibilidade do Android

Saída de texto para fala

Com a conversão de texto em fala, seu dispositivo pode converter a entrada de texto e reproduzir áudio em voz alta.

Atualizar configurações de conversão de texto em fala

  1. Abra as configurações do seu dispositivo |autox18.
  2. Selecione Acessibilidade e então Saída de conversão de texto em fala.
  3. Escolha seu mecanismo, idioma, velocidade de fala e tom preferidos.
  • As opções padrão do mecanismo de conversão de texto em fala variam de acordo com o dispositivo. As opções podem incluir o mecanismo de conversão de texto em fala do Google, o mecanismo do fabricante do dispositivo e quaisquer mecanismos de conversão de texto em fala de terceiros que você baixou da Google Play Store.

Dica: para ouvir uma breve demonstração de síntese de fala, pressione Reproduzir .

Instale dados de voz para outro idioma

  1. Abra as configurações do seu dispositivo |autox18.
  2. Selecione Instalar dados de voz .
  3. Escolha o idioma que deseja instalar.

Obter ajuda

Para obter mais ajuda com a acessibilidade do Android, entre em contato com a equipe de suporte do Google para deficientes físicos .

Dê feedback sobre este artigo

Ajuda