O livro UnCommon Sense Teaching, de Barbara Oakley, oferece dicas sobre como facilitar a aprendizagem (de alunos em sala de aula e não só), com algumas explicações sobre o funcionamento do cérebro.
Na consolidação da aprendizagem para que tenha efeitos a longo-prazo, entra em jogo, pelo menos: a memória de trabalho, o hipocampo e o neocórtex. A memória de trabalho consegue reter em média 4 blocos de informação em simultâneo, e comunica com o hipocampo e por vezes diretamente com o neocórtex. O hipocampo retém alguma informação, em jeito de índice e o neocórtex é onde reside a memória de longo-prazo, que pode demorar, dias semanas ou meses a formar-se.
O hipocampo “não consegue” processar informação da memória de trabalho ao mesmo tempo que envia informação para o neo-córtex. Assim, é essencial haver pausas na aprendizagem. Idealmente as pausas seriam de 15 minutos mas como em sala de aula isso não é muitas vezes viável, podem-se fazer pausas no mínimo entre 20 a 40 segundos e isso já é suficiente para permitir ao hipocampo “transmita” a informação.
Em seguida, apresento as sugestões do livro de algumas atividades de “pausa” que se podem fazer:
- Pensar-Emparelhar-Partilhar: Os estudantes pensam por um minuto ou dois. De seguida juntam-se em pares e partilham os seus pensamentos. O primeiro passo de pensar, em silêncio, dá tempo ao hipocampo de comunicar com o neo-córtex.
- Um minuto de Sumário: Os estudantes escrevem o que eles perceberam do que acabou de ser explicado.
- um minuto de dúvidas: Os estudantes escrevem sobre o que lhes gerou confusão/dúvidas no que acabou de ser explicado
- Ensino entre pares: Cada estudante explica à sua parelha o que acabou de ser explicado e depois trocam-se os papéis.
- Breve interpretação-de-papéis (role-playing): Por exemplo, estudantes da primára/1º ciclo podem interpretar a rotação da Terra à volta do sol ou de um eletrão em roda do núcleo.
Que outras técnicas/atividades conheces/já experimentaste como pausa, e que dão tempo de consolidar a memória?