Marketing, Cooperativismo, Mudanças de Vida, Consciência para as Presas/Prisões e um pouco de mim

Era dia 23 de Dezembro…Se vais ler este texto, convido a que leias até ao fim. Só assim faz sentido. E podes ler aos pedaços também. Quem sou eu para querer controlar o que tu lês ou não lês!

Não tens tempo agora? Faz o que realmente é importante para ti Agora e volta depois, se ainda te fizer sentido.

Portanto…dia 23 de Dezembro…eu estava algures online.

Vejo um anúncio do Marketing Director Course. Seth Godin figura de proa. Interesso-me.

Vejo que há descontos de volume e tento juntar pessoas em alguns dos grupos em que ando. Crio o post Marketing Director Course with Seth Godin and Philip Kotler - #3 por Diogo para me ajudar.

Calhou nesse dia ir ao teatro a Setúbal, ver uma peça do Teatro Estúdio Fonte Nova, proposta pela minha querida amiga Patricia Paixão e onde ela também companheiro, o João M. Mota.

Era uma peça que outrora ela me disse algo como ser feita de Coração, para ajudar as mulheres presas.

Uma peça em colaboração com seres humanos do projeto https://vozesdedentro.noblogs.org/

Eu tinha enviado mensagem a várias pessoas a ver se queriam vir comigo.

Uma, a do grupo de biodanza em Lisboa a que tenho ido desde meados de Novembro, facilitado pela querida Fernanda Pinto (https://www.biodanza-fernanda.pt/). A biodanza é para mim um momento quer de conexão com o outro, quer comigo próprio. É um sistema de propulsão do prazer pela Vida.

É um grupo de pessoas que se tornam amigas com o tempo. E onde cada um dança ao seu ritmo, ao seu jeito, e onde cada dança é um convite…e cada um@ é bem-vindo quando estiver preparad@. Comecei em Sintra em 2021 com a Fernanda e a Lúcia. Por virtude de uma formação promovida pela ZERO - ASSOCIAÇÃO SISTEMA TERRESTRE SUSTENTÁVEL, de eco-embaixadores (ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável), que coincidiu com parte do horário a que ía, decidi experimentar-me no grupo de lisboa, que decorre às quintas à noite na Escola de Medicina Tradicional Chinesa.

Foi uma viagem de carro super divertida, onde conheci melhor a Graça com quem já tinha dançado e com quem pouco tinha falado. E está tudo certo assim.

E é agraciado que tenho andado também. Agraciado pela Vida.

O mesmo não se pode dizer dos seres humanos presos, qualquer que seja a prisão, e em particular a física, neste país e noutros. Consciência que ganhei ao ver a peça - um retrato de um casal, para mim maravilha, sobre uma realidade bem presente que convido tod@s a conhecer.

Eu próprio me comprometo: Este ano hei de visitar pelo menos uma prisão e um ou mais seres que por lá andem - em modo guarda e em modo vítima - outrora de alguma forma considerado agressor. E também todos os outros - em qq modo em que se encontrem no momento.

E o engraçado desta fase da Vida é que tenho andado um pouco atrás das borboletas - maravilhado pela Beleza que é Viver e pelas possibilidades que nascem a cada instante. Também ando atento ao macaco que vive na minha mente…que salta de galho em galho e por vezes pede atenção.

E bem que preciso de lhe dar, para não acontecer nenhum desastre, como o que me aconteceu ao regressar de um encontro que adorei e de certa forma re-acendeu uma chama na minha vida - trazendo à vida parte de mim que ando a dizer que andava meio a dormir há 30 anos (e eu fiz 40 o ano passado). O encontro foi o II Fórum da Rede de Cooperativismo Integral em Portugal (Rede de Cooperativismo Integral em Portugal 🔗 LinkStack). O desastre foi eu ficar à conversa depois do evento por umas boas horas e adormecer ao volante quando estava finalmente a chegar a casa…

Serviu de sinal. Podia ter-me culpado, e não mo permiti fazer, mesmo perante algumas vozes preocupadas comigo. Felizmente foram uns instantes…acordei a raspar o separador da estrada e ainda consegui estacionar à porta de casa. Não havia carros ao redor (eram umas 23.30 da noite) e senti apenas uma ligeira dor momentânea na perna com o embate. A dor maior foi com a carteira…e que em simultâneo me permitiu refletir sobre o uso do carro na minha vida.

Foi esse embate que me lembrou que tenho um corpo e a história que contei foi que também tenho um corpo e preciso de lhe dar atenção. Se estou cansado, principalmente a conduzir, preciso descansar. Mais vale parar a meio um pouco para descansar, como o fiz há dias quando ia com o meu filho no carro - embora ele não me facilitasse muito a atividade do descanso pleno :stuck_out_tongue: foi tempo suficiente para recuperar…os quem sabe 5 minutos de silêncio que consegui e os 20 a 30 que estivémos parados numa qualquer estação de serviço, à porta da zona de restauração, fechada por ser dia 31 de Dezembro. Ui…e se eu me ponho a falar desse dia… insólita experiência em que acudi aos pedidos do meu filho de convidar amigos e finalmente um primo para vir cá a casa brincar, e dei por mim com ele em Óbidos na Vila Natal com esta recém-descoberta família, e que terminámos na casa de uma amiga de uma amiga - ele a dormir no sofá e eu com vista panorâmica para diferentes fogos de artifício algures entre Mafra e Sintra. E que bela forma de passar o ano. Dormimos lá, a convite de última hora e largando qualquer plano de ir embora - mesmo sem ter levado nada extra para passar lá a noite. Comecei-o também com uma caminhada, onde aprendi umas coisas também: A importância de levar almoço quando se vai caminhar perto dessa hora e não se sabe bem quanto tempo vai demorar. E de ter uma noção de para onde se vai - para neste caso, pelo menos levar uns sapatos extra para os filhos, e quem sabe até uma muda de roupa :-D. E no fim, aprecio tudo isso que se passou nesse dia - pois só assim faz sentido, e em concreto a abertura de portas e corações que ali se passou - navegando neste fluxo da Vida, em conjunto.

Há tantas outras coisas que se passaram nestes últimos dias, e merecendo o registo - não sinto ser este o espaço e o momento.

Observo que comecei este texto no LinkedIn e algo me levou a continuá-lo no meu fórum pessoal.
É que aqui eu pelo menos sei quantas pessoas o leram e também quantos cliques deram nos links aqui espalhados (sim, tenho um controlador viciado em dados em mim também) (será que no LinkedIn tb tenho esta informação?) ±, e sei que este lugar é de maior consciência (afinal fui eu que instalei e configurei o fórum num servidor que estou a alugar à Hetzner)

E vejo que escreve há mais de uma hora já.
Tempo de parar.

Escrever este texto fez-me pensar que ainda há uma pessoa que quero contactar a propósito deste curso de Marketing com que comecei esta conversa.

É a Bárbara Leão de Carvalho: É que faz-me sentido investir em quem está perto de mim e que de alguma forma conheço e com quem de alguma forma me revejo e posso até, quem sabe, vir a conhecer melhor. E sim, admiro o trabalho de Marketing que ela tem feito. E estar a gerir um fundo de 25 milhões é algo que me estimula a ir falar com ela. Também e tão não só isso.
A ver é se ela me responde, que imagino ser um ser bem solicitado, principalmente neste momento. Mais sobre ela em bárbara leão de carvalho - Ecosia - Web

Ah…e pelo meio disto tudo…diz que me tornei Vice-Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Cooperativa Agrícola de Sintra…quem sabe um dia Integral :wink: