Procrastinação...de onde vem e como resolver?

Para lidar com a procrastinação há que compreender de onde ela vem…que ela surge quando temos uma tarefa pela frente para a qual não estamos motivados por algum motivo. Pode ser porque não sabemos como resolver, por a considerarmos monótona e entediante ou porque ficamos assoberbados com a quantidade de trabalho necessário para a resolver.

No livro (Un)Common Sense Teaching oferecem-nos pelo menos duas técnicas para lidar com a procrastinação.

Uma é a Técnica Pomodoro, que consiste em organizar o tempo em tranches de 25 minutos (p.ex) e fazer pausas de 3 a 5 minutos. Para o efeito usa-se um alarme temporizador que nos alerta quando os 25 min terminaram. Durante esse tempo estamos completamente focados na dita tarefa, sabendo que teremos tempo para uma pausa depois. Este tempo pode variar consoante a idade/rapidez de aprendizagem da pessoa…se for uma tarefa para uma criança de 10 anos, pode-se dar p.ex 11 minutos em vez de 25.

Outra é a separação da tarefa em diferentes partes. Por exemplo, no caso de um professor que tenha muitos testes para corrigir, pode corrigir um terço antes de sair de casa, outro terço ao fim do dia e outro de manhã cedo, antes de voltar a escola. No caso de um trabalho para alunos, ajuda separar o trabalho em entregáveis mais pequenos com prazos bem definidos. Dessa forma o professor consegue acompanhar melhor o progresso dos alunos.

Que outras técnicas conheces para lidar com a procrastinação?