Acabei de saber que foi feito um estudo para perceber quantos vegetarianos existem em Portugal.
120 000 vegetarianos - Número quadruplica em 10 anos
Em setembro de 2007, o Centro Vegetariano realizou o primeiro estudo a uma amostra representativa da população portuguesa para determinar o número de vegetarianos em Portugal, com a AC Nielsen.
Passados dez anos, em setembro 2017, repetimos o estudo e as conclusões mostram uma evolução muito surpreendente.
O número de vegetarianos quadruplicou em 10 anos, com 1.2 % dos portugueses a não consumirem carne nem peixe atualmente. Em 2007 apenas 0.3 % da população portuguesa se encontrava nesta categoria.
95 % dos Portugueses mantêm o consumo de carne, peixe, laticínios e ovos na sua alimentação.
Os resultados também sugerem que o consumo frequente de carne e peixe parece ter reduzido, ainda que ligeiramente, na última década (de 79 % para 77 % e de 76 % para 70 % respetivamente), o que indica uma tendência de consumo mais ocasional.
0.6 % da população segue alimentação vegana (não consome carne, peixe, ovos ou laticínios). Este número representa o dobro do número de vegetarianos aquando do estudo de 2007, o que sugere uma tendência notória da população portuguesa para dietas com base vegetal.
Para todas as categorias de consumo (i.e. carne, peixe, ovos e laticínios) as mulheres (comparativamente com os homens) e os jovens entre os 25-34 anos de idade (comparativamente com outras faixas etárias) são os que têm maior percentagem de não consumo. Isto é, mulheres e jovens entre os 25-34 anos responderam mais vezes “nunca” quando inquiridos acerca da frequência do consumo de carne, peixe, ovos e laticínios.
Amostra e metodologia
O estudo utilizou uma amostra aleatória e estratificada. Foram realizadas 2000 entrevistas domiciliárias a indivíduos de ambos os sexos, residentes em Portugal Continental e com idades compreendidas entre os 15 e os 65 anos, tendo um erro máximo esperado de +/- 2.2 % para um grau de confiança de 95 %. As entrevistas foram efetuadas em setembro de 2017.
Questões relativas a dieta alimentar
À semelhança do estudo de 2007, os participantes foram inquiridos relativamente à frequência com que consomem:
Carne ou produtos derivados (Fiambre, Hambúrgueres, Mortadela, Chouriços, Patês,…);
Peixe ou produtos derivados (Filetes, Marisco, Patês,…);
Leite ou outros laticínios como queijo, manteiga, iogurtes ou outros;
Ovos ou produtos com ovos como bolos, doçaria, etc.
Para cada uma das categorias acima, as alternativas de resposta eram: “nunca”, “ocasionalmente” e “frequentemente”. Considera-se que seguem alimentação vegetariana os que responderam “nunca” às duas primeiras perguntas e alimentação vegana os que responderam “nunca” as quatro.