Salvar a floresta... para cuidar de todo o ecossistema?

Tenho acompanhado em diversas redes sociais online o caso da desflorestação aparentemente abusiva da serra da Lousã.

Assinei até a petição promovida pelo domínio salvarafloresta.pt que redireciona para o domínio peticaopublica.com.
Em relação à petição mencionada, já com mais de 11000 assinaturas e cujo debate será promovido na Assembleia da República (quando?), partilho que assinei inicialmente por reconhecer o esforço e a intenção de resultado final que acredito estar em parte presente, de evitar a destruição do ecossistema florestal em Portugal.

E partilho ainda que após ter lido com mais atenção a dita petição, e nesta perspetiva de não violência, optei por remover a minha assinatura.

Os pontos que considero irem contra esta ideia de não violência são:

"Obrigatoriedade de pagamento de compensação pecuniária para reposição do coberto vegetal. "

"• A detenção e acusação por crime de desobediência, por parte das autoridades policiais, a violações de embargos administrativos de cortes florestais, mesmo que declarados verbalmente nos termos da lei. "

Havendo tb pelo menos um outro que me suscita duvidas e que carecem de maior clareza.

"Aumento significativo das molduras contraordenacionais em Rede Natura e rede ecológica. ".

Palavras como “obrigatório” e “desobediência”, mexem com o meu sistema.

Sim, em tempos alguém disse que eu tinha questões com a “autoridade”.

E sim, cada vez mais acredito que preciso mais e mais, e precisamos mais e mais, cada um, de assumir a nossa autoridade interna.

E que o cooperativismo e a transparência no que ao que é comum pode dizer respeito, fazem parte deste mundo que estou a criar.

E tu, qual é o mundo que queres e estás a criar?

Na sequência da partilha numa das redes sociais (LinkedIn) de um texto relacionado (Diogo Cordeiro on LinkedIn: Já soube deste atentado por vários canais. Consta que é para a exploração…), declarei que os bombeiros também tinham autoridade para fazer algo quanto a esta situação.

Nessa sequência disse-me um homem que está mais por dentro de como funcionam os bombeiros, que pela carta dos bombeiros, esta autoridade não lhes competia, partilhando em seguida os seguintes endereços como referência:

https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/lei/2007-70048101 e a versão muito reduzida Missão dos Bombeiros - Serviço Regional de Proteção Civil - Madeira

Aqui os colo para posterior análise.