Sobre a inveja

A inveja é um sentimento tramado.
Sim, porque nos trama e vem de um lugar de quem se sente inferior.
Quase que toca a injustiça.

Serão inveja e injustiça sinónimos?

Ora vejamos a definição de inveja…

A wikipedia diz-nos:

Inveja ou invídia [1][2], é um sentimento de angústia, ou mesmo raiva, perante o que o outro tem. Este sentimento pode gerar o desejo de ter exatamente o que o outro tem (tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser), sendo isso uma possível consequência da inveja e não a inveja em si, podendo essa ter outras demais consequências ou não. Esse sentimento é comum na espécie humana e pode ser encontrado em outros animais além deste, demonstrando ter um marco biológico por trás de sua evolução através das espécies.[3]

A inveja, conforme Sebastián de Covarrubias, gravura século 16

A inveja pode ser definida como o sentimento de frustração e rancor gerado perante uma vontade não realizada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual. Além disso, pode ser considerada um sintoma em certos transtornos de personalidade, como no Transtorno de Personalidade Borderline, no Transtorno de Personalidade Passivo-Agressiva e no Transtorno de Personalidade Narcisista.[4]

A inveja é um dos sete pecados capitais na tradição católica (CIC, número 1866).

Na priberam temos:

nome feminino

1. Desgosto pelo bem alheio.

2. Desejo de possuir o que outro tem, geralmente acompanhado de ódio pelo possuidor.

“inveja”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2025, inveja - Dicionário Online Priberam de Português.

Eu, da experiencia, ja o tive e ja me senti alvo do mesmo…

Lembro-me em particular de estar no centro champalimaud numa sessao de playfight, e a pessoa com quem eu ia ou tinha acabado de lutar em modo brincadeira disse algo como “you have it all”…e em boa verdade, inferi prla cara dele que ele tinha inveja.

Devia ter clarificado o porque de ele dizer isto e o que é que ele sentia com isso.

Eu tb já invejei, em tempos de maior solidao ou tristeza, por exemplo, o riso alheio… Mascarando esse sentimento com irritação.

Ou entao o sentir que tenho o suficiente para almoçar fora todos os dias num restaurante à escolha…seja junto ao mar, seja no local onde estiver…

Sei que esse sentimento é passageiro, como todos…mas ainda assim gostava de compreender o que o causa, e de que forma é que nos pode ser util.

Creio que pode ser util por nos dar um referencial: um lugar de bem-estar, emocional ou material, a alcançar.
No entanto, se for traduzido em atos que projetam essa energia para outros…então não me parece um sentimento a preservar.

E no entanto incomoda-me…tv por ser considerado pecado pela igreja catolica, que foi muito “mae” da minha educação.

Será interessante averiguar reflexões sobre este sentimento…as consequencias, ja sabemos, podem levar ao roubo e à perpetuação do sofrimento…e em alguns casos mesmo até à morte…e não devia ser assim.

Nao conheço quem se sinta bem com esse sentimento…
E talvez, na otica em que o sofrimento pode servir para o desenvolvimento e crescimento e superação e evolução de alguém, talvez aí faça sentido.

Será no entanto util desenvolver práticas e exercicios para lidar com ele.

Talvez um recolhermo-nos e afastarmo-nos do objeto da inveja. Talvez aprendendo com a pessoa de quem sentimos inveja…

Como lidas tu com a inveja?