Coloco aqui o email onde dei seguimento à conversa online com o Diogo.
Partilho de todas as observações que o Diogo fez, no que respeita a essa conversa. Foi especialmente bom poder abraçá-lo na AG da FESCOOP este Sábado passado. Senti que já nos conhecíamos há muito tempo e no entanto há tanto para falar e partilhar juntos. Lembrei-me das palavras do grande Vinicius de Moraes: A vida é feita de encontros embora hajam tantos desencontros pela vida:-)
Aqui vai o email de seguimento:
Olá Maria e Xana, Diogo e Allan,
É muito bom começar esta conversa com tão ilustre quarteto:-)
Este email surge no seguimento de conversa online com o Diogo e de algumas trocas de emails entre mim, o Allan e o Diogo.
Vou tentar explicar sucintamente tudo.
No seguimento do meu trabalho de facilitação de espaços de mudança, facilitei o hub de Loulé do Ulab que decorreu entre Setembro e Novembro de 2016. Esse grupo de cerca de 15 pessoas, decidiu que queria continuar os encontros semanais até ao final do ano, processo que resultou na criação da RECIFE - REde Colaborativa de Iniciativas para um Futuro Eco-sistémico, no inicio de 2017. Podem ver mais sobre esta rede informal aqui:
Este primeiro ano, estamos a investir energia na capacitação de membros da RECIFE e outras pessoas que possam vir a fazer parte deste ecossistema de mudança, para que possamos facilitar espaços e processos transformativos com ferramentas e metodologias que permitam um trabalho mais profundo e coerente com os nossos princípios e ansejos de mudança.
Nesse sentido, procurei começar por fazer ligações com pessoas e espaços que já estão, de certa forma, a agir ou procurar agir, de formas inovadoras, e em rede. Por isso, foi de certa forma natural que a João Sem Medo surgisse no horizonte. Começamos por fazer uma formação de Comunicação Autêntica com o Allan Sousa que me convidou para participar na JSM e me colocou em contato com pessoas que estivessem a trabalhar com metodologias que queria trazer para o sotavento Algarvio. Foi assim que tomei contato com o Diogo na perspetiva de explorar a Sociocracia 3.0. Não conversei logo com a Xana e a Maria com quem tive quase a tomar contato com a Sociocracia, apenas por este motivo um pouco estratégico de aproximação à JSM visto que penso que a RECIFE e a JSM poderão em breve estreitar as relações beneficando mútuamente e, por inerência, os seus ecossistemas de ação.
Fiquei super feliz que o Diogo tenha colocado logo na mesa que seria talvez mais efetivo que envolvessemos a Xana e a Maria nesta conversa. O Allan também manifestou interesse em acompanhar este processo e poder servir de alguma forma, estas intenções.
Tive uma conversa virtual muito boa com o Diogo há uma semana atrás, enquanto almoçava:-) Dessa conversa ficou decidido que eu iria enviar este email para começarmos a conversa a 5
Estamos por isso, os 5 a começar esta conversa. O que vos quero dizer é o seguinte:
A RECIFE quer organizar uma formação de introdução à sociocracia para os seus membros, colaboradores e outras pessoas de Loulé, Faro e arredores interessadas em explorar formas de gestão mais descentralizadas, colaborativas e ágeis. Potencialmente iremos também divulgar a formação para organizações da sociedade civil, autarquias e empresas que queiram começar a tomar contato com estas abordagens. Seria por isso, uma introdução e ao mesmo tempo, um espaço para reflexão e promoção de outras formas de responder aos desafios atuais, com base numa série de princípios éticos distintos do “business as usual”.
Esta introdução será a semente de uma série de iniciativas futuras. Queremos servir de suporte para o desenvolvimento da Sociocracia 3.0 e outras formas de trabalho colaborativo e co-responsável no Sotavento Algarvio.
Queremos também tornar a formação acessível ás pessoas, e estamos a pensar em praticar preços distintos para empresas e autarquias e sociedade civil e outras pessoas. Não sabendo de antemão, quantas pessoas teremos, não sabemos exatamente quanto poderemos pagar a formadores, sendo que também precisamos cuidar de pagar algo a mim pelo trabalho de organização e divulgação e deixar uma verba simbólica para apoio no desenvolvimento da RECIFE.
Bem que gostaría que estivessem vocês os quatro envolvidos, Talvez não faça sentido se sejam facilitadores a mais e depois isso também reduz os valores a pagar a cada um. Deixo por isso, que essa decisão seja feita de uma forma orgânica atendendo às disponibilidades de todos tendo em conta as datas que procuramos.
Para a RECIFE, o ideia seria que a formação decorresse nos dias 16 (17h-21h), 17 (16h-20h) e 18 (9h30-13h30). A alternativa seria dia 17 e 18 dias inteiros. Caso estas datas não sirvam a ninguém, teremos que adiar a formação para a 2a quinzena de Maio. Se for esse o caso, quais seriam as melhores datas para vós?
Resumindo, pergunto-vos o seguinte:
Gostaríam de desenvolver este trabalho com a RECIFE?
Se sim, como gostaríam que avançassemos? Que tipo de formato acham que servirá as nossas intenções?
Teriam disponibilidades em que datas?
Quais os valores/forma com que poderíamos contar com a vossa presença?
Abraço-vos com Alegria!
Nuno da Silva