Sobre oficinas de Sociocracia 3.0 a realizar no Algarve no âmbito do projeto Recife

(O contexto da conversa que se segue está explicado em baixo)

Nuno, quanto ao melhor software para video-conferências, inspirei-me e escrevi: https://dialogue.diogocordeiro.pt/t/qual-e-a-melhor-ferramenta-para-ter-conferencias-online/69 .

Para a nossa conversa de sexta-feira das 15 às 16, e com o contexto explicado no link anterior, proponho utilizarmos a primeira opção em baixo que funcione a funcionar corretamente à primeira, segundo a ordem em baixo

1 - https://hubl.in/s3algarve
2 - https://appear.in/s3algarve
3 - zoom (crias tu a sala ;-))

Vês alguma razão para não seguirmos com esta proposta ?

Móbil deste tópico
(Móbil é utilizado como tradução a Driver, da Sociocracia 3.0 (ver significado de driver em http://sociocracy30.org/patterns/introduction/ )

Recentemente tive o prazer de ser referenciado pelo Allan Sousa ao Nuno da Silva na óptica de facilitar uma oficina de Sociocracia 3.0 no Algarve, no âmbito do projeto Recife. (ver https://recifealgarve.wordpress.com/)
Este tópico visa dar continuidade à discussão iniciada por email, no sentido de perceber melhor qual é o contexto/móbil em que surge a proposta de formação de Julho, e qual poderá ser o próximo passo para a mais eficaz satisfação das necessidades que originaram essa proposta.
Pretende-se ainda ao partilhar estas conversas, que as mesmas possam servir de alguma forma para aprendizagem pessoal e coletiva, ao serem tornadas públicas através deste fórum, possibilitando ainda comentários externos,

Estratégia para endereçar estas necessidades

Para já disponibilizei-me a contribuir para esta iniciativa e combinei com o Nuno ter uma reunião online sexta-feira, dia 10/02 entre as 15 e as 16.

Zoom meeting

Tudo a postos para experimentar com as duas primeiras ferramentas:-)

1 Curtiu

Viva, convido-te @silvamago a partilhar a tua observação sobre a nossa conversa online, no sentido de crescimento mútuo e coletivo (de quem quer que seja que possa ler este texto)

Para contexto dos demais, eu e o Nuno terminámos à pouco a conversa referida no primeiro post.
No total a conversa durou 1h30, iniciando pelas 15h00 e terminando pelas 16h30.
Foi uma conversa muito rica.
Teve dimensões de partilha de história pessoal, no sentido de nos apresentarmos um ao outro. Dimensões partilhadas sobre o contexto de cada um ao presente (imagem vídeo - aconteceu no hubl.in, hipótese 1, com boa qualidade de transmissão de sinal e ambos a comer).
Dimensões mais práticas, sobre o que precisa ser feito.
Dimensões emocionais.
Dimensões espirituais.

Observei algumas vezes na conversa em que fiz perguntas que, se tivesse parado para refletir um pouco, não precisariam ser feitas.
Senti empatia com o Nuno sobre a forma de contarmos a nossa história.
Também penso que falei mais tempo no total da conversa.
Observo a importância de ter mais tempo para parar e refletir.

Observei por vezes o Nuno com os olhos fechados durante a conversa. Não sei bem porquê e gostava de saber. O que a minha mente me contou foi sobre as práticas meditativas e de sintonizar ao presente : quando a mente está muito ativa quando em conversa com alguém, pode ser útil fechar os olhos e observar a respiração. Também tenho aprendido que quando algo similar acontece, pode significar que eu próprio preciso de observar à minha conversa e perceber se o que estou a dizer é o que o momento me pede, ou se simplesmente estou a reproduzir padrões antigos, onde falo “automaticamente”, sem pensar muito nem me ligar aos outros corpos.

Gostei particularmente do momento final de despedida. Um até breve que envolveu gestos diferentes corporais de cada um. Que para mim teve algo de espiritual…isto é, de ligação um ao outro numa dimensão diferente de espaço-tempo.

Sobre S3 em específico (dimensão prática)

O Nuno falou na hipótese de um público-alvo bastante diverso, com capacidade de intervenção local.
O Nuno falou sobre hipótese de antecipar o curso. até para Março. Eu devo ter feito algum gesto e ele percebeu que não (o que me passou pela cabeça foi o curso no Fojo já agendado, que é possível que o Andrei venha facilitar um curso de 7 dias no Fojo lá para Maio - ainda por confirmar - e o facto de não querer compromissos a partir de 15 de Março, pois espero bébé)

Mencionei também o curso SOLT do movimento Sociocracy for all, como algo a observar (ver http://www.sociocracyforall.org/solt/)

Falei que gostaria de aproveitar esta oportunidade para desenvolver Comunidade de Prática, e que havendo várias pessoas ligadas ao Algarve de alguma forma e com conhecimentos S3, seria bom envolvê-las.

Em termos de ações futuras, falámos ainda em:

  1. Nuno escrever o móbil (contexto e necessidades) que levam á existência de um curso de Sociocracia 3.0 no contexto do Recife e sua envolvente (da micro-local à macro-universal)
  2. Nuno convidar algumas pessoas a juntar-se para consentir sobre esse móbil (surgiram os nomes do Allan Sousa, da Patrícia Paixão, da Maria e da Xana, e de nós os dois: Nuno e Diogo)
  3. Em grupo decidirmos o que pode ser melhor fazer para atender ao móbil identificado: ações em concreto, definir domínios de atuação (perfis, acordos/estratégias, círculos/equipas)

O que não foi falado e que gostaria de ter desenvolvido mais:

1 - a questão financeira desta iniciativa (já veio à conversa várias vezes: sinto que há uma oportunidade de crescimento conjunto aqui)
2 - Se faria sentido a alguém da equipa Recife participar no WS que penso facilitar n’O Fojo

Bom dia,
Gostei muito do link do curso online…grato pela partilha! :slight_smile:
Diz-me Diogo para posso ajudar se fizer sentido.
Um abraço, Allan.

1 Curtiu

Coloco aqui o email onde dei seguimento à conversa online com o Diogo.
Partilho de todas as observações que o Diogo fez, no que respeita a essa conversa. Foi especialmente bom poder abraçá-lo na AG da FESCOOP este Sábado passado. Senti que já nos conhecíamos há muito tempo e no entanto há tanto para falar e partilhar juntos. Lembrei-me das palavras do grande Vinicius de Moraes: A vida é feita de encontros embora hajam tantos desencontros pela vida:-)

Aqui vai o email de seguimento:
Olá Maria e Xana, Diogo e Allan,

É muito bom começar esta conversa com tão ilustre quarteto:-)
Este email surge no seguimento de conversa online com o Diogo e de algumas trocas de emails entre mim, o Allan e o Diogo.

Vou tentar explicar sucintamente tudo.

No seguimento do meu trabalho de facilitação de espaços de mudança, facilitei o hub de Loulé do Ulab que decorreu entre Setembro e Novembro de 2016. Esse grupo de cerca de 15 pessoas, decidiu que queria continuar os encontros semanais até ao final do ano, processo que resultou na criação da RECIFE - REde Colaborativa de Iniciativas para um Futuro Eco-sistémico, no inicio de 2017. Podem ver mais sobre esta rede informal aqui:

Este primeiro ano, estamos a investir energia na capacitação de membros da RECIFE e outras pessoas que possam vir a fazer parte deste ecossistema de mudança, para que possamos facilitar espaços e processos transformativos com ferramentas e metodologias que permitam um trabalho mais profundo e coerente com os nossos princípios e ansejos de mudança.

Nesse sentido, procurei começar por fazer ligações com pessoas e espaços que já estão, de certa forma, a agir ou procurar agir, de formas inovadoras, e em rede. Por isso, foi de certa forma natural que a João Sem Medo surgisse no horizonte. Começamos por fazer uma formação de Comunicação Autêntica com o Allan Sousa que me convidou para participar na JSM e me colocou em contato com pessoas que estivessem a trabalhar com metodologias que queria trazer para o sotavento Algarvio. Foi assim que tomei contato com o Diogo na perspetiva de explorar a Sociocracia 3.0. Não conversei logo com a Xana e a Maria com quem tive quase a tomar contato com a Sociocracia, apenas por este motivo um pouco estratégico de aproximação à JSM visto que penso que a RECIFE e a JSM poderão em breve estreitar as relações beneficando mútuamente e, por inerência, os seus ecossistemas de ação.

Fiquei super feliz que o Diogo tenha colocado logo na mesa que seria talvez mais efetivo que envolvessemos a Xana e a Maria nesta conversa. O Allan também manifestou interesse em acompanhar este processo e poder servir de alguma forma, estas intenções.

Tive uma conversa virtual muito boa com o Diogo há uma semana atrás, enquanto almoçava:-) Dessa conversa ficou decidido que eu iria enviar este email para começarmos a conversa a 5

Estamos por isso, os 5 a começar esta conversa. O que vos quero dizer é o seguinte:
A RECIFE quer organizar uma formação de introdução à sociocracia para os seus membros, colaboradores e outras pessoas de Loulé, Faro e arredores interessadas em explorar formas de gestão mais descentralizadas, colaborativas e ágeis. Potencialmente iremos também divulgar a formação para organizações da sociedade civil, autarquias e empresas que queiram começar a tomar contato com estas abordagens. Seria por isso, uma introdução e ao mesmo tempo, um espaço para reflexão e promoção de outras formas de responder aos desafios atuais, com base numa série de princípios éticos distintos do “business as usual”.

Esta introdução será a semente de uma série de iniciativas futuras. Queremos servir de suporte para o desenvolvimento da Sociocracia 3.0 e outras formas de trabalho colaborativo e co-responsável no Sotavento Algarvio.

Queremos também tornar a formação acessível ás pessoas, e estamos a pensar em praticar preços distintos para empresas e autarquias e sociedade civil e outras pessoas. Não sabendo de antemão, quantas pessoas teremos, não sabemos exatamente quanto poderemos pagar a formadores, sendo que também precisamos cuidar de pagar algo a mim pelo trabalho de organização e divulgação e deixar uma verba simbólica para apoio no desenvolvimento da RECIFE.

Bem que gostaría que estivessem vocês os quatro envolvidos, Talvez não faça sentido se sejam facilitadores a mais e depois isso também reduz os valores a pagar a cada um. Deixo por isso, que essa decisão seja feita de uma forma orgânica atendendo às disponibilidades de todos tendo em conta as datas que procuramos.

Para a RECIFE, o ideia seria que a formação decorresse nos dias 16 (17h-21h), 17 (16h-20h) e 18 (9h30-13h30). A alternativa seria dia 17 e 18 dias inteiros. Caso estas datas não sirvam a ninguém, teremos que adiar a formação para a 2a quinzena de Maio. Se for esse o caso, quais seriam as melhores datas para vós?

Resumindo, pergunto-vos o seguinte:
Gostaríam de desenvolver este trabalho com a RECIFE?
Se sim, como gostaríam que avançassemos? Que tipo de formato acham que servirá as nossas intenções?
Teriam disponibilidades em que datas?
Quais os valores/forma com que poderíamos contar com a vossa presença?

Abraço-vos com Alegria!

Nuno da Silva

1 Curtiu

Logo de seguida enviei outro email a recordar o Diogo para incorporar a Patricia Paixão nesta conversa!

1 Curtiu

Obrigado Nuno por copiares o email para aqui e alimentares este fórum.
Procuro nesta resposta usar o modelo de elaboração de propostas que aprendi ainda com Sociocracia e convido a que todos o possam seguir também.

Para já entendo deste email do Nuno o seguinte móbil:

Contexto A RECIFE quer organizar uma formação de introdução à sociocracia para os seus membros, colaboradores e outras pessoas de Loulé, Faro e arredores interessadas em explorar formas de gestão mais descentralizadas, colaborativas e ágeis.
Necessidade Pessoas que possam facilitar a formação

Questões de esclarecimento

As datas que propuseste são em que mês ? Março?
Sendo em Março nessas datas escolho não facilitar pelas mesmas razões que dei ao Maurício n’= Fojo e levaram a agendar ali uma formação para o fim de semana de 11 e 12 de Março. (ver https://www.facebook.com/events/256403118120527/) (a partir de meados de março há hipótese de nascer este novo ser, e não quero agendar nada que implique sair da zona para essa altura) .

Questões a endereçar (adapto e acrescento às questões do Nuno - proponho que cada um adote este formato para estruturar a sua resposta, acrescente as suas questões e respostas)

A. Quem é que gostaria de desenvolver este trabalho com a RECIFE?
*A.1 Se sim, como gostaríam que avançassemos? *
A.2 - Como podem contribuir ?
B. Que tipo de formatos acham que servirá as intenções do projeto RECIFE?
C. Teriam disponibilidades em que datas?
D. Quais os valores/forma com que poderíamos contar com a vossa presença?
E - Que material é que existe que pode servir neste contexto ?

** Respostas a questões **

A. Quem é que gostaria de desenvolver este trabalho com a RECIFE?

Diogo, Allan, … ? (já foi contactada Maria, Xana e Patrícia Paixão)

Havendo quem facilite nessas datas, estou disponível a apoiar se sentirem poder acrescentar valor.

*A.1 Se sim, como gostaríam que avançassemos? *

Primeiro diria estabelecer uma data para as várias pessoas darem resposta.
Depois, observar o que surge das respostas de cada um e elaborar uma proposta para o Nuno apresentar ao resto do grupo do RECIFE e recolher o seu feedback.

A.2 - Como podemos contribuir ?

  • Facilitando padrões específicos de S3 em contextos específicos.
  • Disponibilizando conteúdos
  • Procurando aplicar S3 nestas nossas conversas (este post está escrito seguindo uma adaptação a padrão de elaboração de propostas - ver P1.7 em http://sociocracy30.org/patterns/co-creation-and-evolution/)
  • Disponibilizando o meu tempo para dialogarmos sobre o tema (como ao escrever este texto )
  • Partilhando o que tenho aprendido, facilitando oficinas e palestras de partilha de conhecimento/aprendizagem
  • Partilhar um pouco da minha experiẽncia na procura pela aplicação diária de alguns padrões S3, no contexto pessoal (interior e exterior) e nos vários grupos/projetos em que tenho vindo a aplicar algumas dinâmicas - às vezes com eficácia (i.e. contribuindo da forma mais eficaz para a satisfação das necessidades no momento), outras vezes sem grande eficácia, e ainda assim com aprendizagem.

B. Que tipo de formatos acham que servirá as intenções do projeto RECIFE?

  • Misto de Aprendizagem entre pares e Formação (na João Sem Medo, chamam-lhe Recreios)
  • Mini-Mooc com Facilitação remota (até podia ser interessante desafiar o James)
  • Formação em padrões específicos focados em endereçar necessidades locais reais (ao invés de dar formação sobre todos os padrões)

C. Teriam disponibilidades em que datas?

  • Para a facilitação de 2 dias, em Julho, eventualmente mais tempo se for viável fazer um misto de férias com facilitação.
  • Para um modelo de facilitação remota, na 2ª quinzena de Março mas sujeito a alterações de ultima hora se bébé nascer, e a partir de Junho

D. Quais os valores/forma com que poderíamos contar com a vossa presença?

Quanto aos preços, da minha parte tenho aplicado como valores entre 25 a 50 eur/hora, o que inclui preparação e facilitação. Por vezes também acontece permitir que as pessoas escolham o valor que querem pagar (não necessariamente em euros), e noutras situações posso também facilitar gratuitamente (ex: apoio a um projeto específico).

E - Que material é que existe que pode servir neste contexto ?

  • Material de apoio para facilitadores/organizadores

Criado ao longo dos últimos anos, no contexto do grupo Sociocracia Portugal e João Sem medo em https://drive.google.com/drive/folders/0B6SE5r_sflg7YktkSnF5bktIQWc?usp=sharing

Outro material relevante criado no âmbito do SEOC está em http://sociocracy30.org/resources/seoc-library/
*

ANEXO

  • Um Formato possível: Recreio de Sociocracia 3.0 (inspirado em formatos que vi/pratiquei/facilitei na Joao Sem Medo e U.Lab)

Quanto a um formato específico para endereçar estas intenções, eu diria que um formato de aprendizagem entre pares pode ser muito rico para viabilizar a prática e a continuidade. Aqui fica uma hipótese criada neste instante (aberta a alterações)

Duração das sessões: Encontros semanais (idealmente, se possível, 2 vezes por semana), 3 horas cada
Nº de sessões: 15
Esforço nas sessões: 45 horas
Esforço previsto fora das sessões : (pelo menos 5 horas semanais)
2 dias de formação - Com 2 dias (14 horas) de aprendizagem intensivos, que incluam além da dimensão teórica/pública, uma dimensão de experiência e aprendizagem pessoal dos facilitadores)
Fim de semana residencial, de prática entre pares (onde são propostos problemas reais para endereçar)
Nas sessões (escolher um ou mais, consoante o sentir dos presentes)

  • Apresentação de um padrão por parte de uma das pessoas (facilitação dessa pessoa)
  • Criação/preenchimento de um mapa de aprendizagem/evolução pessoal (não conheço nenhum e acho que faz falta) - pode beneficiar do preenchimento dos outros membros do grupo
  • Resolução coletiva de exercícios com base em contextos reais - presentes, passados, ou futuros idealmente do contexto de cada um dos presentes - relevante ter dimensão individual, familiar, social e profissional
  • Coaching circle semanal adaptado, com foco na aplicação de padrões S3 a situações concretas da realidade de cada um
  • Questões e Respostas - espaço onde quem tiver pode apresentar questões que tenha tido do estudo entre sessões

Entre sessões:

  • leitura e resumo de livro (recomendo o We The People)
  • leitura e prática semanal de cada um dos padrões S3.0, onde cada um é convidado a procurar um contexto onde possa aplicar a prática.

Respondi por email p/ Patrícia, Maria, Xana, Allan e Nuno com o texto seguinte:

Incluo a Patrícia no email. Patrícia, vê pf o email do Nuno em baixo (que está também no fórum).

Para fomentar a aprendizagem individual e coletiva e contribuir para o crescimento deste fórum que iniciei, proponho continuarmos todos a conversa em https://dialogue.diogocordeiro.pt/t/sobre-oficinas-de-sociocracia-3-0-a-realizar-no-algarve-no-ambito-do-projeto-recife/70/5 e pouparmos o e-mail.

Respondi a este e-mail em: https://dialogue.diogocordeiro.pt/t/sobre-oficinas-de-sociocracia-3-0-a-realizar-no-algarve-no-ambito-do-projeto-recife/70/7?u=diogo

e tem também uma sugestão de estruturação da resposta em modo de elaboração de proposta S3, para enriquecermos esta nossa experiência e aprendizagem coletiva.

Alguém sente alguma resistência/vê alguma razão para não continuar a conversa neste fórum?

Abraço

Na sequência do anterior post, foram enviados vários emails, que partilho aqui (o mais antigo está em baixo)

-------- Forwarded Message --------
Subject: Re: Convite para reflexão em grupo sobre formação de sociocracia 3.0 no Sotavento Algarvio
Date: Fri, 17 Mar 2017 09:12:00 +0000
From: Diogo Cordovil S. Cordeiro <>
To: Nuno Da Silva <>, Vera Piteira <>
CC: Maria Pereira <>, Patricia Paixão <>, Allan Sousa <>

Viva,

Estruturo a minha resposta em quatro momentos.

1 - sobre a data proposta de oficina 2,3 e 4 de Junho de 2017

Neste momento estou em modo de iniciar os preparativos caseiros para acolher este novo ser, que ainda está por vir, e que já é previsivel escolher aparecer.

Em relação a 2,3 e 4 de Junho, de onde vejo, penso que a Xana e Maria saberão o que fazer e a menos que sintam necessidade de apoio e achem que eu as posso apoiar de alguma forma, não me faz sentido entrar também como facilitador.
Pessoalmente, nessas datas e pondo a hipótese de algum apoiom, vejo um grande ponto de interrogação, pois se o bébé escolher nascer mais no fim de Abril, então em fim de Maio estará a terminar o 1º mês e não estarei disponível para preparar o que quer que seja além do acolhimento ao mesmo.

Gostaria ainda assim de acompanhar a logística organizacional desta oficina.

2 - sobre as questões sobre o uso do fórum

E com isto, respondo,

  • à Maria: não, não é preciso deixar de usar o email. Se no futuro poderei vir a adicionar a hipótese de responder por email via fórum, para já a minha intenção e para quem sente resistência em usar o fórum, é de ir reunindo os emails e ali colocar. O quando - não é certo, e é possível que agrupe vários emails num post também, por uma questão de poupar tempo.

  • À Maria e à Xana, e para clarificar,

a intenção geral de utilizar este fórum é aprender (ao partilhar e estar vísivel, posso receber feedback sobre o que estou a partilhar, e posso detetar padrões na minha forma de comunicar) ao máximo e partilhar (quando partilho, sei que partilho num local aberto, e como tal, na minha partilha, procuro ter um discurso claro e que qq pessoa pode entender) ao máximo, para permitir que outros usem a nossa experiência e possam ter a informação disponível para quem sabe aprender com a mesma.

Neste caso em específico, interessa-me contribuir para a aprendizagem e evolução da S3, e tratando-se de organização de uma oficina de S3, será relevante partilhar como é que as pessoas que partilham/ensinam/dão a conhecer S3 se organizam entre si. Quais são os padrões que usam na organização de tais oficinas/cursos? Serão padrões S3? Se não são, haverá algum padrão S3 que pudesse ser usado e melhorar a eficácia da ação no seu todo? Se não existe…fará sentido acrescentar?

Pessoalmente, serve também para a minha aprendizagem, manter viva a minha ligação a S3 e alimentar este meu projeto de fórum.
Tenho aprendido que há muitos padrões que se repetem na organização de atividades em conjunto e que poderiam ser mais eficazes.

Nota adicional: o facto de o fórum ser no meu domínio tem também uma outra missão, que é a de difundir a hipótese de toda e qq pessoa/grupo de pessoas ter o seu espaço próprio de fórum e contribuir assim para o diálogo universal, descentralizado e ligado/em rede.

Servir este espaço de fórum é uma forma de contribuir para esta evolução na colaboração humana.

Será que esta minha explicação satisfaz a necessidade de clareza que manifestaram? Será que com a mesma, vos é clara a vantagem de utilizar um espaço aberto - neste caso este fórum - para ter este tipo de conversas?

Obrigado a todos pelo voto de confiança e abertura a partilha, e contribuir para este propósito evolutivo :slight_smile:

3 - Sobre as intenções de organizar oficinas no Algarve

Há ainda assim uma questão que coloco, nesta oficina e em todo o curso:
Como é que se pode medir o impacto do curso/oficina na vida das pessoas, desenhá-lo de maneira a assegurar uma verdadeira e profunda aprendizagem, e aprender com o mesmo ?

Se o que se pode pretender com uma oficina é deixar semente…
Como se vai cuidar da Terra em seu redor para assegurar que a semente tem as condições externas necessárias ao seu desenvolvimento? (nota, cada semente é uma semente, e pode ser seu desenvolvimento intrinseco voltar à Terra e não brotar)

De que forma é que pode essa oficina contribuir para a mais profunda satisfação do móbil a que a mesma quer dar resposta ?

4 - Sobre a necessidade de feedback expressa pelo Nuno

Nuno, esta minha resposta dá resposta às tuas questões?

Obrigado pela vossa atenção e desejo de um belo dia,

Abraço,

Diogo

On 15-03-2017 17:00, Nuno Da Silva wrote:

Esqueci-me de perguntar sobre a Patrícia.
Queres expressar o que te vai na alma ao ler-nos?

Alegria!

Nuno da Silva

‘There are no solutions; there is only the ongoing practice of being open and alive to each meeting, each intra-action, so that we might use our ability to respond, our responsibility, to help awaken, to breathe life into ever new possibilities for living justly.’ Karen Barad

Personal Blog
RECIFE - REde Colaborativa de Iniciativas para um Futuro Eco-sistémico Coordinator
The Emergence Network Curator
N.E.W Loops - Nutrients, Energy and Water Loops - Transdiscipline Association
FESCOOP - The Cooperative of Ethical Finances in Portugal founding member
Member of the Pool of Trainers of the Portuguese Platform for Development Organizations (Plataforma ONGD)
Transition Portugal
SALTO Trainers online for Youth
Member of the Council of Europe trainers pool

P Antes de imprimir pense em sua responsabilidade ecompromisso com o MEIO AMBIENTE
Before printing, think of the environment

Nota de Confidencialidade: Esta mensagem destina-se a utilização por parte do(s) destinatário(s) identificado(s) acima e pode conter informação confidencial e/ou privilegiada. Se não for o destinatário desta mensagem, contacte o remetente e apague esta mensagem. Qualquer utilização não autorizada da informação contida nesta mensagem está proibida.

Confidentiality Note: This message is intended only for the use of the named recipient(s) and may contain confidential and/or privileged information. If you are not the intended recipient, please contact the sender and delete this message. Any unauthorized use of the information contained in this message is prohibited.

2017-03-15 17:00 GMT+00:00 Nuno Da Silva <>:

Olá a tod@s,

Diogo, tens estado em silêncio. Está tudo bem? O teu bebé já saiu para o mundo?

Entretanto quero confirmar que as datas servem-nos e podemos fechar a agenda. 
Pelas impressões que troquei com o Allan, ele não irá envolver-se na organização desta formação. Allan, queres continuar a acompanhar os emails como observador ou preferes que te retire do loop?

Diogo, em que situação te encontras em relação a tudo isto e às datas que a Maria e a Xana propõem?

Na próxima semana envio um email a começar a descrever melhor a nossa intenção com esta formação para prepararmos o seguinte:
Informação para divulgação
Acordo quanto a gestão das receitas e distribuição entre formadores, organizador (eu) e a RECIFE
Necessidades logísticas (impressões, materiais, local, etc)

Estou muito feliz por fazer este caminho convosco:-)


Alegria!

Nuno da Silva

‘There are no solutions; there is only the ongoing practice of being open and alive to each meeting, each intra-action, so that we might use our ability to respond, our responsibility, to help awaken, to breathe life into ever new possibilities for living justly.’ Karen Barad

Personal Blog
RECIFE - REde Colaborativa de Iniciativas para um Futuro Eco-sistémico Coordinator
The Emergence Network Curator
N.E.W Loops - Nutrients, Energy and Water Loops - Transdiscipline Association
FESCOOP - The Cooperative of Ethical Finances in Portugal founding member
Member of the Pool of Trainers of the Portuguese Platform for Development Organizations (Plataforma ONGD)
Transition Portugal
SALTO Trainers online for Youth
Member of the Council of Europe trainers pool 

P Antes de imprimir pense em sua responsabilidade ecompromisso com o MEIO AMBIENTE
Before printing, think of the environment

Nota de Confidencialidade: Esta mensagem destina-se a utilização por parte do(s) destinatário(s) identificado(s) acima e pode conter informação confidencial e/ou privilegiada. Se não for o destinatário desta mensagem, contacte o remetente e apague esta mensagem. Qualquer utilização não autorizada da informação contida nesta mensagem está proibida.

Confidentiality Note: This message is intended only for the use of the named recipient(s) and may contain confidential and/or privileged information. If you are not the intended recipient, please contact the sender and delete this message. Any unauthorized use of the information contained in this message is prohibited.

2017-03-09 21:24 GMT+00:00 Vera Piteira <>:

    Olá a todos,

    Assim como a Maria, não tenho objeções ao fórum mas também não entendo muito bem a razão do valor acrescido a tornar esta conversa pública, visto ser uma conversa informal e logística para combinar a formação. De qualquer forma, se te for útil e vires que realmente é uma mais valia, não vejo nenhum impedimento.

    Nuno, o primeiro fim-de-semana de Junho, 2,3 e 4 é À partida o que nos parece melhor. O que dizes?

    Abraços a todos, até breve!



    2017-03-09 19:17 GMT+00:00 Maria Pereira <>:

        Olá Diogo e todos.

        Para mim funciona o email e tenho receio que o fórum por ser uma ferramenta à parte me faça perder o fio à meada.. Não tenho objecção em partilhar o processo embora não perceba bem à partida o valor de ter estas combinações logísticas acessível ao público.. No entanto, confio nas intenções do Diogo :) Força! E podemos continuar a trocar emails certo?

        Entretanto a Xana e eu estivemos a falar de datas. Ela vai escrever em breve sobre isso. Ficamos também à espera que o Nuno partilhe mais sobre o que esteve a falar connosco e ideias que lhe estão na cabeça.

        tudo de bom para todos,

        abraço,

        Maria
        Em 07/03/2017 00:46, "Nuno Da Silva" <> escreveu:

            Olá Diogo,

            Não tenho objeções nem preocupações quanto a esta partilha:-)
            Espero conseguir atualizar-vos sobre conversa que tivemos durante o dia de intro à S3 que a Maria e a Xana fizeram para a equipa da ECOS na passada quarta-feira. Quando o fizer, partilharei no fórum.

            Espero-te tranquilo nestes dias de preparação para a vinda ao mundo de um novo ser!

            Abraço e

            Alegria!

            Nuno da Silva

            ‘There are no solutions; there is only the ongoing practice of being open and alive to each meeting, each intra-action, so that we might use our ability to respond, our responsibility, to help awaken, to breathe life into ever new possibilities for living justly.’ Karen Barad

            Personal Blog
            RECIFE - REde Colaborativa de Iniciativas para um Futuro Eco-sistémico Coordinator
            The Emergence Network Curator
            N.E.W Loops - Nutrients, Energy and Water Loops - Transdiscipline Association
            FESCOOP - The Cooperative of Ethical Finances in Portugal founding member
            Member of the Pool of Trainers of the Portuguese Platform for Development Organizations (Plataforma ONGD)
            Transition Portugal
            SALTO Trainers online for Youth
            Member of the Council of Europe trainers pool 

            P Antes de imprimir pense em sua responsabilidade ecompromisso com o MEIO AMBIENTE
            Before printing, think of the environment

            Nota de Confidencialidade: Esta mensagem destina-se a utilização por parte do(s) destinatário(s) identificado(s) acima e pode conter informação confidencial e/ou privilegiada. Se não for o destinatário desta mensagem, contacte o remetente e apague esta mensagem. Qualquer utilização não autorizada da informação contida nesta mensagem está proibida.

            Confidentiality Note: This message is intended only for the use of the named recipient(s) and may contain confidential and/or privileged information. If you are not the intended recipient, please contact the sender and delete this message. Any unauthorized use of the information contained in this message is prohibited.

            2017-03-06 17:23 GMT+00:00 Diogo Cordovil S. Cordeiro <>:

                Olá Xana e todos, bem hajam.

                Algum de vós vê alguma razão para não colocar estas comunicações no meu fórum?
                Como referi, gostava de ter registado este processo, para aprender com o mesmo, e torná-lo transparente para o exterior.

                Nota: se não me responderem no prazo de uma semana (até 13/03), assumirei que não há objeções e passarei a colocar todos os emails desta sequência no fórum. (e se algum dia houver conteúdo que não querem que seja publicado, peço que indiquem)..

                Xana e Maria, gostava de saber mais sobre essa introdução. Já tem data, onde vai ser, com quem?


                Abraço


                On 24-02-2017 10:54, Vera Piteira wrote:
                Caros amigos,

                Falei com a Maria e a ideia para já parece-nos interessante e com potencial.
                No entanto, estamos a preparar-nos para uma introdução em breve e após avaliarmos essa experiência entre nós, podemos averiguar com o Nuno para ver que possíveis propostas possam fazer sentido em termos de datas e formato.
                É bom ver o interesse pela S3 a crescer em Portugal.

                Até breve!