Na sequência do anterior post, foram enviados vários emails, que partilho aqui (o mais antigo está em baixo)
-------- Forwarded Message --------
Subject: Re: Convite para reflexão em grupo sobre formação de sociocracia 3.0 no Sotavento Algarvio
Date: Fri, 17 Mar 2017 09:12:00 +0000
From: Diogo Cordovil S. Cordeiro <>
To: Nuno Da Silva <>, Vera Piteira <>
CC: Maria Pereira <>, Patricia Paixão <>, Allan Sousa <>
Viva,
Estruturo a minha resposta em quatro momentos.
1 - sobre a data proposta de oficina 2,3 e 4 de Junho de 2017
Neste momento estou em modo de iniciar os preparativos caseiros para acolher este novo ser, que ainda está por vir, e que já é previsivel escolher aparecer.
Em relação a 2,3 e 4 de Junho, de onde vejo, penso que a Xana e Maria saberão o que fazer e a menos que sintam necessidade de apoio e achem que eu as posso apoiar de alguma forma, não me faz sentido entrar também como facilitador.
Pessoalmente, nessas datas e pondo a hipótese de algum apoiom, vejo um grande ponto de interrogação, pois se o bébé escolher nascer mais no fim de Abril, então em fim de Maio estará a terminar o 1º mês e não estarei disponível para preparar o que quer que seja além do acolhimento ao mesmo.
Gostaria ainda assim de acompanhar a logística organizacional desta oficina.
2 - sobre as questões sobre o uso do fórum
E com isto, respondo,
-
à Maria: não, não é preciso deixar de usar o email. Se no futuro poderei vir a adicionar a hipótese de responder por email via fórum, para já a minha intenção e para quem sente resistência em usar o fórum, é de ir reunindo os emails e ali colocar. O quando - não é certo, e é possível que agrupe vários emails num post também, por uma questão de poupar tempo.
-
À Maria e à Xana, e para clarificar,
a intenção geral de utilizar este fórum é aprender (ao partilhar e estar vísivel, posso receber feedback sobre o que estou a partilhar, e posso detetar padrões na minha forma de comunicar) ao máximo e partilhar (quando partilho, sei que partilho num local aberto, e como tal, na minha partilha, procuro ter um discurso claro e que qq pessoa pode entender) ao máximo, para permitir que outros usem a nossa experiência e possam ter a informação disponível para quem sabe aprender com a mesma.
Neste caso em específico, interessa-me contribuir para a aprendizagem e evolução da S3, e tratando-se de organização de uma oficina de S3, será relevante partilhar como é que as pessoas que partilham/ensinam/dão a conhecer S3 se organizam entre si. Quais são os padrões que usam na organização de tais oficinas/cursos? Serão padrões S3? Se não são, haverá algum padrão S3 que pudesse ser usado e melhorar a eficácia da ação no seu todo? Se não existe…fará sentido acrescentar?
Pessoalmente, serve também para a minha aprendizagem, manter viva a minha ligação a S3 e alimentar este meu projeto de fórum.
Tenho aprendido que há muitos padrões que se repetem na organização de atividades em conjunto e que poderiam ser mais eficazes.
Nota adicional: o facto de o fórum ser no meu domínio tem também uma outra missão, que é a de difundir a hipótese de toda e qq pessoa/grupo de pessoas ter o seu espaço próprio de fórum e contribuir assim para o diálogo universal, descentralizado e ligado/em rede.
Servir este espaço de fórum é uma forma de contribuir para esta evolução na colaboração humana.
Será que esta minha explicação satisfaz a necessidade de clareza que manifestaram? Será que com a mesma, vos é clara a vantagem de utilizar um espaço aberto - neste caso este fórum - para ter este tipo de conversas?
Obrigado a todos pelo voto de confiança e abertura a partilha, e contribuir para este propósito evolutivo
3 - Sobre as intenções de organizar oficinas no Algarve
Há ainda assim uma questão que coloco, nesta oficina e em todo o curso:
Como é que se pode medir o impacto do curso/oficina na vida das pessoas, desenhá-lo de maneira a assegurar uma verdadeira e profunda aprendizagem, e aprender com o mesmo ?
Se o que se pode pretender com uma oficina é deixar semente…
Como se vai cuidar da Terra em seu redor para assegurar que a semente tem as condições externas necessárias ao seu desenvolvimento? (nota, cada semente é uma semente, e pode ser seu desenvolvimento intrinseco voltar à Terra e não brotar)
De que forma é que pode essa oficina contribuir para a mais profunda satisfação do móbil a que a mesma quer dar resposta ?
4 - Sobre a necessidade de feedback expressa pelo Nuno
Nuno, esta minha resposta dá resposta às tuas questões?
Obrigado pela vossa atenção e desejo de um belo dia,
Abraço,
Diogo
On 15-03-2017 17:00, Nuno Da Silva wrote:
Esqueci-me de perguntar sobre a Patrícia.
Queres expressar o que te vai na alma ao ler-nos?
Alegria!
Nuno da Silva
‘There are no solutions; there is only the ongoing practice of being open and alive to each meeting, each intra-action, so that we might use our ability to respond, our responsibility, to help awaken, to breathe life into ever new possibilities for living justly.’ Karen Barad
Personal Blog
RECIFE - REde Colaborativa de Iniciativas para um Futuro Eco-sistémico Coordinator
The Emergence Network Curator
N.E.W Loops - Nutrients, Energy and Water Loops - Transdiscipline Association
FESCOOP - The Cooperative of Ethical Finances in Portugal founding member
Member of the Pool of Trainers of the Portuguese Platform for Development Organizations (Plataforma ONGD)
Transition Portugal
SALTO Trainers online for Youth
Member of the Council of Europe trainers pool
P Antes de imprimir pense em sua responsabilidade ecompromisso com o MEIO AMBIENTE
Before printing, think of the environment
Nota de Confidencialidade: Esta mensagem destina-se a utilização por parte do(s) destinatário(s) identificado(s) acima e pode conter informação confidencial e/ou privilegiada. Se não for o destinatário desta mensagem, contacte o remetente e apague esta mensagem. Qualquer utilização não autorizada da informação contida nesta mensagem está proibida.
Confidentiality Note: This message is intended only for the use of the named recipient(s) and may contain confidential and/or privileged information. If you are not the intended recipient, please contact the sender and delete this message. Any unauthorized use of the information contained in this message is prohibited.
2017-03-15 17:00 GMT+00:00 Nuno Da Silva <>:
Olá a tod@s,
Diogo, tens estado em silêncio. Está tudo bem? O teu bebé já saiu para o mundo?
Entretanto quero confirmar que as datas servem-nos e podemos fechar a agenda.
Pelas impressões que troquei com o Allan, ele não irá envolver-se na organização desta formação. Allan, queres continuar a acompanhar os emails como observador ou preferes que te retire do loop?
Diogo, em que situação te encontras em relação a tudo isto e às datas que a Maria e a Xana propõem?
Na próxima semana envio um email a começar a descrever melhor a nossa intenção com esta formação para prepararmos o seguinte:
Informação para divulgação
Acordo quanto a gestão das receitas e distribuição entre formadores, organizador (eu) e a RECIFE
Necessidades logísticas (impressões, materiais, local, etc)
Estou muito feliz por fazer este caminho convosco:-)
Alegria!
Nuno da Silva
‘There are no solutions; there is only the ongoing practice of being open and alive to each meeting, each intra-action, so that we might use our ability to respond, our responsibility, to help awaken, to breathe life into ever new possibilities for living justly.’ Karen Barad
Personal Blog
RECIFE - REde Colaborativa de Iniciativas para um Futuro Eco-sistémico Coordinator
Member of the Pool of Trainers of the Portuguese Platform for Development Organizations (Plataforma ONGD)
Transition Portugal
P Antes de imprimir pense em sua responsabilidade ecompromisso com o MEIO AMBIENTE
Nota de Confidencialidade: Esta mensagem destina-se a utilização por parte do(s) destinatário(s) identificado(s) acima e pode conter informação confidencial e/ou privilegiada. Se não for o destinatário desta mensagem, contacte o remetente e apague esta mensagem. Qualquer utilização não autorizada da informação contida nesta mensagem está proibida.
Confidentiality Note: This message is intended only for the use of the named recipient(s) and may contain confidential and/or privileged information. If you are not the intended recipient, please contact the sender and delete this message. Any unauthorized use of the information contained in this message is prohibited.
2017-03-09 21:24 GMT+00:00 Vera Piteira <>:
Olá a todos,
Assim como a Maria, não tenho objeções ao fórum mas também não entendo muito bem a razão do valor acrescido a tornar esta conversa pública, visto ser uma conversa informal e logística para combinar a formação. De qualquer forma, se te for útil e vires que realmente é uma mais valia, não vejo nenhum impedimento.
Nuno, o primeiro fim-de-semana de Junho, 2,3 e 4 é À partida o que nos parece melhor. O que dizes?
Abraços a todos, até breve!
2017-03-09 19:17 GMT+00:00 Maria Pereira <>:
Olá Diogo e todos.
Para mim funciona o email e tenho receio que o fórum por ser uma ferramenta à parte me faça perder o fio à meada.. Não tenho objecção em partilhar o processo embora não perceba bem à partida o valor de ter estas combinações logísticas acessível ao público.. No entanto, confio nas intenções do Diogo :) Força! E podemos continuar a trocar emails certo?
Entretanto a Xana e eu estivemos a falar de datas. Ela vai escrever em breve sobre isso. Ficamos também à espera que o Nuno partilhe mais sobre o que esteve a falar connosco e ideias que lhe estão na cabeça.
tudo de bom para todos,
abraço,
Maria
Em 07/03/2017 00:46, "Nuno Da Silva" <> escreveu:
Olá Diogo,
Não tenho objeções nem preocupações quanto a esta partilha:-)
Espero conseguir atualizar-vos sobre conversa que tivemos durante o dia de intro à S3 que a Maria e a Xana fizeram para a equipa da ECOS na passada quarta-feira. Quando o fizer, partilharei no fórum.
Espero-te tranquilo nestes dias de preparação para a vinda ao mundo de um novo ser!
Abraço e
Alegria!
Nuno da Silva
Personal Blog
Transition Portugal
2017-03-06 17:23 GMT+00:00 Diogo Cordovil S. Cordeiro <>:
Olá Xana e todos, bem hajam.
Algum de vós vê alguma razão para não colocar estas comunicações no meu fórum?
Como referi, gostava de ter registado este processo, para aprender com o mesmo, e torná-lo transparente para o exterior.
Nota: se não me responderem no prazo de uma semana (até 13/03), assumirei que não há objeções e passarei a colocar todos os emails desta sequência no fórum. (e se algum dia houver conteúdo que não querem que seja publicado, peço que indiquem)..
Xana e Maria, gostava de saber mais sobre essa introdução. Já tem data, onde vai ser, com quem?
Abraço
On 24-02-2017 10:54, Vera Piteira wrote:
Caros amigos,
Falei com a Maria e a ideia para já parece-nos interessante e com potencial.
No entanto, estamos a preparar-nos para uma introdução em breve e após avaliarmos essa experiência entre nós, podemos averiguar com o Nuno para ver que possíveis propostas possam fazer sentido em termos de datas e formato.
É bom ver o interesse pela S3 a crescer em Portugal.
Até breve!