Sobre promessas de ganhar dinheiro rapidamente

A internet e a falta de transparencia da mesma é muitas vezes usada para dar aso à criatividade e imaginação humana da parte de nós que por vezes nem sempre quer o que precisa e logo também não tem o que quer, e que pelo meio pode levar-nos a atitudes que podem por em causa/prejudicar outros seres.

Por exemplo.

Há por aí algumas pessoas metidas em esquemas piramidais.
Tipicamente quem entra nos mesmos busca o ter abundância de dinheiro na sua vida. E, consoante a fase do esquema em que entra e do numero de pessoas que convence a entrar também, pode ter mais ou menos sucesso.

Sinto ser importante cuidar da consciência sobre os mesmos, para n desperdiçar dinheiro que tao util pode ser a cada ser humano e aos seus amigos de proximidade e confiança.
Adorava saber o que todos aqui pensam sobre isto:
Pyramid scheme - Wikipedia.

O último que tive consciência envolve pessoas que eu conheço e de quem gosto.

Esta é também a minha forma de os alertar para este tipo de esquemas e modelos de negócio não sustentáveis.

Um exemplo de pontos a ter em atenção num projeto de esquema piramidal:

1 - para entrar no projeto e aceder a uma plataforma online, é pedido um contributo financeiro, com a promessa de que um tempo mais tarde sera retribuido a multiplicar. Ok em pagar pelo online: afinal usam-se recursos físicos para ter um site ativo.
2 - é apresentada como hipótese de receber dinheiro mais rapidamente do que outros caminhos atualmente definidos, convidar outras pessoas para o projeto onde tb elas metem dinheiro no projeto (p.ex: uma pessoa convida uma…e temos uma linha reta. Uma pessoa convida duas e temos um triangulo, uma pessoa convida mais e temos um qq organigrama hierarquico). O pressuposto é que enquanto membro desse grupo quanto mais pessoas eu convidar, mais dinheiro vou receber, e mais dinheiro recebem as pessoas que me convidaram a mim.
3 - diz-se que esta remuneracao a multiplicar é possivel pois ha projetos reais, fisicos, a acontecer. No entanto e perante a pergunta sobre os mesmos, deram a informacão de que nao existe nenhum desses ainda criado, exceto um espaço para o nascimento de um sub-projeto desse projeto maior.
4 - é apresentado um guru do projeto, a quem pode ser pedido auxilio para ajudar os mais necessitados (que aparentemente mais ng do grupo consegue ajudar) que podem saltar fases do projeto e receber dinheiro mais rapidamente que os outros que entraram antes.
5 - se a pessoa sai do projeto, nunca mais pode entrar
6 - os que eu vi que expressam relaçoes entre o projeto e um esquema de ponzi face às similitudes do projeto com tal esquema (ou ausencia deles) do projeto são direta ou indiretamente convidados a sair ou a ficar calados e nao falar do projeto.
7 - foi declarado que quem sai e caso queira voltar nunca mais pode entrar no projeto (ok, regra do jogo…nao muito tolerante ou aberto ou reconhecedor do eventual erro, e está tudo certo, se estes principios da nao tolerancia forem tb anunciados abertamente, digo eu)
8 - a cada fase do projeto, e por um periodo limitado de tempo, cada membro é convidado a injetar dinheiro no projeto (possivelmente o tempo necessário para que haja pessoas que nao se conhece na base da piramide e cuja vivencia nao afeta direta e conscientemente a vida do membro originador da rede). Este dinheiro injetado, ao inicio vem da conta pessoal do membro, e depois vem da conta dos outros que ainda injetam, via direta ou via projetos proprios, dinheiro na rede.