Spark 004 - Tudo o que acontece é neutro


#1

SPARK 004 (original em http://sparks.nextculture.org/res/sparks/Spark-004-en.pdf)

DISTINÇÃO: Tudo o que acontece é neutro.

NOTAS:
Quando algo é, apenas é. A sua existência não tem significado. Quando algo acontece, apenas acontece. O evento não significa nada. Não há ligação entre o que algo é ou não é, acontece ou não acontece, e qualquer tipo de significado que você pode querer dar-lhe. O significado não é automaticamente atribuído indiferentemente de quem ou o que está envolvido. O significado não existe na natureza. Tudo é originalmente neutro e sem significado. È até neutro e sem significado que tudo é neutro e sem significado. O significado é uma criação da mente humana, cem por centro independente das circunstâncias.
Qualquer significado poderá ser dado a qualquer incidente em qualquer altura por qualquer pessoa. Isto pode não ser como parece. Nós humanos tendemos a experienciar o significado como significante. Aqui está o porquê: você criou a sua Caixa como a sua estratégia de sobrevivência original. Desde que você esteja vivo é claro que a sua estratégia de sobrevivência funciona (porque se a sua estratégia de sobrevivência não funcionasse você estaria morto!). Assim, incluido na estratégia de sobrevivência está o imperativo que, acima de tudo, a sua Caixa pode preservar-se a si própria (imaginando que se a sua Caixa se pode preservar a si própria então pode preservá-lo a si!).
Para que se possa preservar a si mesma, a sua Caixa posicionou-se como um interface entre você e o mundo. Como resultado, você não experiencia diretamente o mundo como ele é. Qualquer que seja a sua experiência, ela já foi filtrada, censurada e modificada pela sua Caixa (“para sua proteção”). O que quer que você expresse já foi editado, formulado e reempacotado pela sua Caixa (“para seu próprio bem”). A Caixa adiciona rotação, interpretação, publicidade e mais visivelmente, significado. A Caixa politiza a experiẽncia, dá nomes às coisas e usa razões, emoções, criticismos e opiniões para polarizar a neutralidade para bom/mau, amigo/inimigo, superior/inferior, e por aí for a. Isto mantém-no na sua Caixa, colocando tudo o resto na sua Caixa, elimina opções e apaga a possibilidade do seu mundo. Para um Gestor de Possibilidades, as opções são essenciais, portanto um Gestor de Possibilidades procura neutralidade. Não interessa o que parece, tudo o que acontece não tem significado.

EXPERIMENTO:
Aprenda sobre as várias formas que a sua Caixa tem para dar significado ao que está a acontecer. Dispenda algum tempo a observar atentamente a maquinaria de criação de significado da sua Caixa. Quando a próxima coisa acontecer, abrande. Repare que para a maioria das coisas que acontecem (os relógios a andar, os aviões a passar, os telefones a tocar, alguém a espirrar, os cães a ladrar e por aí for a) a sua Caixa não atribui nenhum significado. A Caixa seleciona alguns incidentes e então utiliza pequenos pedaços de provas para criar significados grandes e importantes para anexar a esses incidentes tal como serve os seus interesses. Então a Caixa fica justificada pelo significado que criou para fazer a sua coisa habitual. Escreva algumas das frases que a sua Caixa utiliza para atribuir significado a um incidente. Por exemplo: “Que mal-educado!” “Que insensato!” “Que palhaço!” “Eles não se preocupam comigo!””Isto não é justo!” “Isso está errado!” “Que estúpido!” “Isso não está errado!” etc.

Depois procure dispender 15 a 30 minutos com alguém que tipicamente carregue firmemente nos seus “botões de criação de significado”. A experiência é você dedicar-se a manter tudo o que acontece completamente neutro durante todo o tempo. Não interessa o que a outra pessoa diz, não interessa o que faça, não aplique qualquer significado. Depois do seu tempo alocado ter passado, agradeça à pessoa por estar consigo e vá-se embora. Depois, verifique o seu nível de energia. Ao evitar criar significados você tem mais ou menos energia para usar para criar a realidade que lhe interessa?

Encontramo-nos no ponto zero,

Clinton

World Copyleft 2018 por Clinton Callahan. Você tem permissão para copiar e distribuir esta SPARK, desde que este autor, site e aviso de direitos autorais estejam incluídos.
Creative Commons Atribuição e Compartilhamento pela mesma Licença CC BY SA International 4.0. Para obter sua assinatura de e-mail gratuita para SPARKs, aceda a http://www.clintoncallahan.org. Obrigado por experimentar. Experimentar constrói matriz para manter mais consciência. http://possibilitymanagement.org