Dia 13 - 2023/07/10

Antes de ler este texto é relevante ler antes: Sobre a categoria Diario pessoal - científico?

22h14
Já estava deitado quando me lembro que ainda não tinha escrito.
Esta manhã foi passada em 2 centros de saude, com a esperança de marcar uma consulta para me passarem uma baixa médica a propósito do programa terapeutico em modo residencial (vulgo internamento) que vou começar para a semana.
No primeiro, que era o meu atual, cheguei lá às 8.00 para ver c os meus proprios olhos a inexistencia de medicos disponiveis para consultas do dia ou outras que fossem. À porta um papel do coordenador do centro a indicar que existiam 5 medicos para mais de 8000 utentes e que estavam registados mais de 11000 no centro, e um outro papel a indicar 0 vagas para consultas do dia.

A sra administrativa disse-me que para passarem baixa por internamento, em consulta do SnS, só após o internamento e com nota de alta. Não acreditei. Em todo o caso eles n tinham médicos, pelo que tentei iniciar ali o pedido de transferencia para outro centro de saude, que é mais perto da minha atual residencia e fui informado que isso tinha de ser feito no outro centro de saude.

Lá fui, cheguei ainda antes das 9, para saber que as senhas de inscrições eram apenas a partir das 10.00 que passavam. Em pé esperei, por inexistencia de cadeiras no exterior, onde se foi entretanto criando uma fila para as “senhas das 10”. No interior, em pé tb por as cadeiras n darem para todos e tb por opção minha de dar lugar a wuem achava que mais precisava, la esperei ate perto das 11.35/11.40, altura em que fui finalmente atendido.
Tinham até ja marcado uma consulta para as 18h00 quando eu referi que a baixa que precisava era por internamento a iniciar para a semana, ao que o movimento foi de pegar no papel com a indicação da consulta e amachucá-lo, dizendo que nesta situação de internamento teria eu ou alguem proximo deslocar-se ao centro de saude para marcar consulta, idealmente logo às 8.00, com a nota de alta do internamento, e para pedir a dita baixa. Precisei de esclarecer bem que era mmo isso que me estavam a dizer e lá acabei por acreditar.

Já na lei referente às ausências em caso de doença se diz que em caso de internamento uma instituição privada pode comprovar a dita baixa, havendo contudo outro artigo a seguir a dizer que o meio de prova precisa de autenticação de uma entidade do Sns (nao sao estas as palavras exatas, mas é esta a minha interpretação).

Saí dali as 11.50, fui buscar o almoço a casa e fui para o escritório, chegando pelas 12.45.
Após conversa com o meu colega-chefe e perante a sugestao dele de esclarecer bem esta informação com a segurança social, lá telefonei para essa “entidade pagadora”, como se auto-denominaram, e acabei por ligar 2 vezes para falar uma com o departamento de subsidios e outra com o dos trabalhadores e entidades empregadoras.
Fiquei com a ideia de que poderiam os medicos privados passar a dita baixa, mas sem muitas certezas.
Já a entidade patronal apenas precisa de apresentar o relatorio com o registo do pagamento associado às horas trabalhadas, ou algo assim.

Da casa de Alba por outro lado, repetiram-me que não podiam passar a baixa e que só um médico do SNS o pode fazer.

Enfim…claramente este assunto precisa de ser ainda mais bem esclarecido.

Entretanto estou a ponderar se peço a alguém proximo para ir ao centro de saude em meu nome com uma declaração de internamento, assim que lá estiver, a não ser que tenha alguma informação mais clara entretanto.

Depois desta saga lá fui almoçar, uma laranja e açorda de camarão e fiz-me ao trabalho…ainda corrigi um problema e fiz umas chamadas comerciais, tendo iniciado um processo tb de colocar o codigo em ambiente de testes…a continuar amanhã.

Com o meu filho lá consegui que ele n visse desenhos animados, depois de lhe ter dito que ia ficar esta semana sem ver, após me ter dado uns pontapes no dia anterior, precisamente pq lhe disse que n podia ver mais desenhos animados…mas foi preciso aceitar a raiva e frustração dele tb, antes de ele se lembrar de algo que lhe podia ser interessante.
Ele lá apresentou outras alternativas, tb c ecrã, e acabei por o deixar jogar ao Sonic no computador e pude jogar tb com ele…
Sp é um pouco mais interessante que os desenhos animados, já que ele precisa interagir e pensar em como ultrapassar obstaculos e permite eu interagir com ele tb.
Dps jantámos, massa que ja estava feita e uns rissois de camarao que é só ir ao forno.
E dps ele ate estava badtante comunicativo e a querer explorar umas ideias e fez uma agenda para uma semana, onde foi ele quem escreveu os nomes de cada dia, a maioria copiados dos nomes que eu escrevi a seu pedido noutra folha.

Fui levá-lo a casa da mãe e regressei.
Boa noite!
22h46 - 32 min de escrita