Dia 20 - 2023/07/17

Antes de ler este texto, lê antes Sobre a categoria Diario pessoal - científico?

8h10 de dia 18

Hoje acordei pelas 3.00 e dps voltei a adormecer, acabando por me levantar perto das 7.30. fui logo lavar-me tendo aprendido a lição de ontem, percebendo que prefiro fazer as coisas com tempo. Tenho assim 18 minutos para esta eacrita, até que abram a porta que dá acesso ao espaço comum e poderei entao tomar o peq. Almoço.

Ontem consegui lavar-me e comer os ditos cereais com leite de amendoa e quando me sentei no sofá para a reunião comunitária matinal eram 9h01. 1 minuto de atraso e ainda não tinha começado. Fiquei contente por estar a tempo.

Na reunião escolhe-se um residente para a função de “secretário” que é quem introduz os varios momentos da reunião: check-in, definição da agenda para o dia num quadro branco identificando quem vai onde e quem faz o quê, questões práticas/logísticas e check-out.

E assim foi, ontem pelas 10 fomos alguns de nós ao ginásio, que fica em Estremoz. Tive logo uma boa sensação ao entrar e ver que havia espaço “suficiente” entre as varias maquinas, ao contrario do que senti no ginasio da Spald no Lourel quando lá andei.

Fui depois, encaminhado pelo PT de serviço, bem simpático tb, para a passadeira onde estive a caminhar a diferentes velocidades e fiquei maravilhado por existir um ecrã com video de ruas e pessoas na rua. A ideia será criar um ambiente mais imersivo, ao inves da pessoa estar simplesmente a andar ou correr no mesmo lugar virada para uma parede.
Fui dps encaminhado para o remo por 10 min e a maquina de trabalhar o peito, por 5 min, 4 series de 15.
Seguiu-se depois uma aula de Yoga, que eram no fundo alongamentos e onde deu para relaxar.

8:29… vou suspender a escrita para ir comer. Continuo quando puder

9:50 tenho agora mais 10 minutos de tempo livre, antes das limpezas gerais da casa.

Ontem, depois do ginasio, segui caminhando e conversando com uma outra residente da casa, a mesma com quem empatizei e conversei mais no dia anterior, rumo ao café Rossio, o ponto de encontro para nos irem buscar pelas 12.15 creio. Chegámos e eu não querendo nada para comer ou beber fui-me sentar.
Entretanto chegaram mais dois residentes que se sentaram perto de mim e de dentro do café veio a minha nova amiga com um sumo de laranja natural que me despertou desejos momentâneos.
Conversámos…partilhei sobre algumas coisas que tinha aprendido do universo do Possibility Management, e chegou entretanto a carrinha.
Voltámos ao ginásio para ir buscar uma das residentes que tinha querido lá ficar mais tempo e tinha dito “ir ter ao café”, ainda que se tivessem entretanto confirmado as minhas suspeitas de que ela não sabia onde era o café!

Refleti sobre isso, sobre eu ter escolhido não questionar de volta quando saimos do ginasio e ela pediu ao PT para nos dizer que ia la ter e eu questionei e até comentei com quem estava comigo se ela sabia onde precisava ir ter pois tinha entrado no mesmo dia que eu e nunca la tinha ido.

10:01 - nova pausa para as limpezas

11:18
Estive a limpar os vidros. Encarei a tarefa como uma metafora de limpeza dos vidros da minha vida, para melhor “ver” o meu futuro e organizar o meu presente.
Já no café, quando a técnica condutora nos perguntou sobre a nossa companheira em falta, eu disse que ela tinha ficado no ginasio e que nos tinha dito que ia ter ao café, e que o melhor seria ou ir ter ao ginasio ou ligar-lhe.
Ainda refleti sobre o facto de eu nao ter questionado, se haveria a expetativa de “cuidarmos uns dos outros”.
Passámos entao pelo ginásio e ela lá estava. Perguntei se tinha estado muito tempo à nossa procura e ela disse que algum, que tinha ido a um café ali perto até.
Pensei na importância de no minimo sabermos o nome do café de ponto de encontro todos. E de termos planos estruturados em caso de nos perdermos uns dos outros. Acho que o plano que existe é o de telefonar à pessoa. No entanto, talvez faça sentido ter um plano B também, que permita encontrar as pessoas como se não existissem telemóveis ainda.

A caminho da casa parámos no lar e a técnica condutora foi buscar a comida e continuamos viagem. Chegados à casa, ajudámos a trazer a comida: duas sopas diferentes e…

Chegámos à casa e pouco depois fomos almoçar.

11h30 - hora da terapia de grupo

8h10 de dia 19
Hoje dormi ate perto das 6.30, acho tb que acordei algures a meio da noite mas n estava desperto, e sinto-me descansado.

Em relação ainda a segunda-feira, acho que o prato principal do almoço era frango.
E acho que lanchei uns queijinhos frescos que estavam na minha zona de frigorífico. Já não me lembro do que fiz de tarde. Ao jantar acho que comi nuggets de frango, mas já n sei bem. Depois de jantar estive á conversa com a minha nova amiga no páteo exterior.
Deitei-me já passava das 22.00.