Dia 21 - 2023/07/18

Antes de ler este texto, lê antes Sobre a categoria Diario pessoal - científico?

8h13 de dia 19

Ontem fiz parte do registo ao longo do próprio dia, estando registado no relato do dia 17.
Foi novamente um dia cheio.
Pude comer com calma o pequeno-almoço, tivemos a reuniao comunitária às 9.00, onde estávamos poucos residentes presentes (3 dos atuais 8 se não me engano).
Seguiram-se as limpezas gerais (às 10?) e a terapia de grupo, que é um espaço onde somos convidados a partilhar como se tivessemos em terapia individual, com espaço para interação entre todos. Fiquei a conhecer um bocadinho mais de cada um, ainda que creio ter sido eu quem teve mais tempo de antena, tendo iniciado a “conversa” após um longo período de silêncio.
Consolidei a ideia de que gosto de “engenharia social”, não tanto no sentido de “controlo das pessoas” e mais no sentido de criar espaços onde as pessoas se possam expressar livremente, de forma segura, confortável e com espaço para aprendizagem/partilha/transformação, com métodos que podem seguir estruturas mais ou menos flexíveis.
Seria talvez um curso novo de uma qualquer universidade, com cadeiras que iriam desde arquitectura de espaços físicos, desenho de eventos, desenho de dinâmicas de grupo com diferentes propósitos. Com espaço para auto-conhecimento e de conhecimento das melhores formas de comunicar e relacionar com os outros, humanos ou animais.
Pode-se ir buscar conteúdos tv à sociologia, à psicologia - individual,social e organizacional, à arquitetura - exteriores e interiores, à política social, à organização de eventos…e possivelmente a outras áreas também.

Ao almoço comi hamburgueres vegetarianos com gnochi.
Pelas 14 saimos para a visita cultural ao museu do boneco - duas técnicas e 3 residentes na carrinha…deixámos uma das residentes no cabeleireiro e seguimos depois para o centro de Estremoz, para o rossio. Ali fomos ainda a um café pois a visita ao centro interpretativo era só às 15h00. As técnicas ficaram no interior e eu e a minha nova amiga no exterior, partilhando um bolo tipico que acho que tinha o nome de “mel e noz”.
Seguimos para a visita ao museu do boneco, descobrimos que era possivel lá voltar para uma oficina de uma peça que creio ser um “assobio” e a que estamos a equacionar ir.
Foi agradável a visita, sendo a história dos bonecos remonta a 300 anos atrás ±. São bonecos populares, que começaram por representar santos e depois passaram a representar os vários tipos de habitantes e suas atividades principais. Observámos que alguns bonecos tinham fins utilitários, como para pôr velas ou palitos. Havia bonecos de “Carnaval”, de devoção e outros de cuja categoria não me lembro do nome.
Eles fizeram em 2019 um curso para recuperar este oficio e já há quem tenha conseguido fazer disso fonte de rendimento principal (lembro de falarem de uma senhora que está em évora monte com um projeto “Curiosidades”).
Do que percebi, graças ao trabalho de um historiador, conseguiram ver estes bonecos e oficio reconhecidos como patrimonio mundial da Unesco há poucos anos atrás.
Chegámos já depois das 16h00, ainda a tempo da minha sessao de psicoterapia individual, o de identificámos e prioritizámos os “problemas” que eu gostaria de tratar enquanto estiver na casa.

Até às 18h00 estive a passar fotos e videos do telemovel para o computador e às 18h00 estive numa apresentação online do programa mylifequest.io.

Às 19.00 fizemos a reuniao comunitaria no exterior e pude ver uma proposta minha de discussao bem acolhida…sobre um sistema de “multas” existente na casa para quem nao participa ou chega atrasado às atividades. Propus inverter-se o sistema e ao inves de multar, recompensar-se as pessoas que participam…falta afinar os detalhes.

Bom, 8h46 … Vou fazer uma pausa na escrita

9h36 de dia 19

Recordo-me que ainda antes da reuniao online joguei ping-pong uns minutos com outro residente. A mesa é mais pequena que o habitual. Ele ganhou num jogo de 7 pontos que acho que foi equilibrado. Fiquei contente por jogar…a última vez que tinha jogado foi há 4 anos no hospital de dia onde estive 2 meses dps do internamento.

Depois da reunião comunitária devolvi uma chamada aos meus pais e aproveitei para comentar c o meu pai o tema da piscina que estava cheia de lodo…ele deu logo dicas, da importância dos “quimicos” para limpeza e de se trocar a água…A minha minha nova amiga já tinha falado nisso e eu dei-lhe a ela e a ele a resposta que tinha ouvido na reuniao comunitária da manhã em que se falou da piscina: trocar a agua pode demorar varios dias pois so se pode ligar x horas por dia a agua ao que percebi. Entretanto falta ainda uma peça adaptadora para ligar o aspirador à bomba…

Entretanto era hora de jantar, jantei uns carapus meio secos com arroz e salada. Mais uma vez fui o ultimo a sair da mesa, e desta vez fui com o prato para o exterior onde estive novamente à conversa com a minha nova amiga.

Depois fomos para os quartos e adormeci rapidamente…era perto das 22.30 creio.
Tive alguns sonhos durante a noite, de que tb já não me lembro, mas que recordo como “agradáveis”