Dia 22 - 2023/07/19

Antes de ler este texto, lê antes Sobre a categoria Diario pessoal - científico?

8h02 de dia 20

Hoje acordei pelas 6h40. Lembrava-me de ter tido dos sonhos e se num me lembrava apenas de um detalhe, no outro lembrava-me mais do enredo. Escrevi-os.

Já com banho tomado, sento-me agora a escrever.

Ontem foi um dia preenchido.
Reuniao comunitária às 9.00, com a presença da psiquiatra da casa, que por viver longe só cá vem raramente (ao que entendi a maior parte das consultas que faz são online). Nessa reuniao voltei a falar no desenho de uma proposta de sistema de recompensas em vez de multas e foi bem aceite, tendo ficado com uma percepção de quem gostava de participar na elaboração da proposta (tanto técnicos como residentes mostraram interesse). ginasio às 10.00, depois do ginasio fui caminhando ate ao cafe rossio onde bebi um sumo de laranja natural e recomecei a ler o livro “Os traços escondidos dos Génios”…que no principio apresenta como a definição de génio foi variando ao longo dos tempos. Interessante tb observar que na grécia antiga a palavra mania era tb usada para descrever o génio (a furia criativa de um poeta). E como hoje mania é tb associado a doença mental…
Chegaram entretanto ao café outras residentes, falámos um pouco sobre isto…tendo surgido a questão sobre se Fernando Pessoa teria sido considerado doente mental à data atual…e chegou entretanto a carrinha da fundação a que pertence a Casa de Alba.
Parámos no lar para ir buscar o almoço e saí tb para ajudar a transportar a comida e pude entrar na cozinha do lar.
Era uma sopa com agrião e o prato principal era frango com chouriço e ervilhas.
Antes de comer (ja n sei se o almoço se o jantar) lembro-me de ter batido umas bolas de ping-pong com outro residente.
Depois de almoço tivemos a reuniao de plano terapeutico que no fundo é um espaço de reuniao de grupo onde se falam e desenvolvem questoes praticas e onde se podem agendar as reuniões com os técnicos de referencia também.
Estava presente um novo técnico, tb assistente social e com quem tinha esclarecido as minhas questoes antes de vir para a casa.
Logo depois dessa reuniao fomos às compras. Eu tinha um plafond de 20 euros para gastar e outros tinham menos, por causa do sistema de multas atualmente vigente na casa.
Pus.me a somar mentalmente e as tantas perdi a conta e precisei de ir rever preços.
Fiquei um pouco frustrado ao saber que aquele crédito so podia ser usado para bens alimenticios. E comprei o cadeado para o cacifo do ginásio à parte.
No final, ao ver que a minha nova amiga queria levar umas purpurinas para o seu dia de aniversario e que ao saber que não podia usar o plafond para as mesmas as ia por de lado, decidi oferecer-lhas e valeu a pena só de ver o brilho nos olhos dela…
Estivemos lá perto de 3 horas pois ha ia muitas compras para fazer para a casa. Quando chegámos à casa, já passava da hora da atividade de relaxamento e tb de dar comida aos animais. A técnica do relaxamento propos passar essa sessão para o dia seguinte e foi aceite. Entretanto fui dar de comer às galinhas e à cadela, com outra residente mais experiente e que deu ela os comprimidos da cadela.

8h30 - vou fazer agora uma pausa para ir comer e dps ter a reuniao comunitaria

9h52 de dia 20… observo que estive a escrever durante varios minutos e que n tinha net e persi assim tudo o que tinha escrito…
Reitero assim a minha escrita.

Depois de alimentados os animais, tivémos a reuniao comunitaria da tarde que contou com a presença do diretor técnico da casa. Voltei a apresentar o sistema de recompensas cm alternativa ao de multas e ele mostrou receptividade, dizendo ate algo como que não estava completamente confortavel com o atual sistema. Depois fomos jantar. Comi canja do outro dia que precisei aquecer no micro-ondas e esparguete à bolonhesa vegetariana.
Terminado o jantar reunimos os residentes para fazer a proposta do sistema de recompensas.
Fomos 6 residentes a fazer a proposta e 7 que por ali passaram. A 8a residente não tinha mostrado interesse mas fiquei a pensar se a podiamos ter ido convidar mais uma vez. Quiçá fosse bom para ela e tb para o grupo (ainda que ela não fale praticamente nada).
Terminada a reuniao depois de 1h17 minutos tinhamos uma proposta alinhavada e depois estive eu e mais uma residente que tinha sido nomeada como alguém que tinha uma letra bonita, a redigir o texto final da proposta para apresentar numa das reunioes comunitarias do dia seguinte.
Depois fui-me deitar.
10h01 - 36 minutos de escrita alternada…mais os outros que se “perderam no éter”