Dia 26 - 2023/07/23

Antes de ler este texto, lê antes Sobre a categoria Diario pessoal - científico?

14:30
Hoje lembro-me de ter sonhado, embora já não me recorde dos sonhos…saí da cama já depois das 8.00. Depois do peq. almoço uma das residentes desafiou-me para um passeio…e depois sugeriu que fôssemos de carro ao café. Aceitei, pois era uma oportunidade para sair um pouco e precisava de andar com o carro, ainda que não fosse tomar café.
No café ela pediu-me dinheiro para o café e emprestei-lhe, embora tenha sentido algum desconforto inicial com o pedido. Surgiram-me pensamentos como “não sou teu pai”, em simultâneo com o imaginar-me na situação dela: estar aqui sem recursos próprios e dependente dos pais.
No café, falámos um pouco, ouvimos o sino da igreja, ela bebeu o café e fumou um cigarro, tirámos uma “selfie” em que ela escreveu “friendship” e eu fiquei contente por estar a ganhar uma nova amiga, e retornámos à casa. Ela tinha falado também que gostaria de conduzir o carro de volta e aí já lhe disse que não estava confortável com isso e ela não insistiu.
É interessante observar a facilidade com que ela faz os pedidos, sem aparente vergonha.
Por vezes acho que devia ter menos vergonha também em algumas coisas. Ser mais extrovertido.
Acredito que pode abrir mais possibilidades, ainda que possa gerar alguns desconfortos.
Pelas 11h00 reuni online com um amigo meu com quem já tinha combinado: ele apresentou-me um projeto em que está a trabalhar, deu-me depois algum feedback sobre o site do jogo e partilhámos algumas ideias e possibilidades, ficando no ar a possibilidade de desenvolver uma ideia em conjunto e até de criar uma “startup” em conjunto…sendo que ele está disponível para assumir a parte técnica e eu tenho interesse na área humana/de marketing e de gestão.
Como possibilidades falámos em aplicações que usariam inteligência artificial, na área da alimentação, saúde mental, mediação, gestão e prevenção de conflitos e coaching e creio que foi isso.
Creio que terminámos pelas 12h49, a tempo de cada um ir almoçar. Ambos gostámos da reunião, ficando em aberto a ideia de parceria e a hipótese de nos apoiarmos um ao outro nos projetos de cada um.
Seguiu-se o almoço - canja para a sopa e borrego como prato principal. Estava saboroso.
Fui lavar a minha loiça, adiantei alguma da comum pois a residente encarregada da loiça do almoço também vai estar ao jantar e achei que podia ajudar, e sentei-me aqui.
A intenção agora é de refazer os exerxícios de gestão de carreira e compilar os resultados em formato digital.
Por ora estou a experimentar usar o canvanizer, onde tenho uma subscrição ativa.

14h50 - 20 min de escrita.

21h20 de dia 24

Encontro-me no exterior, ouvindo grilos, quiçá cigarras, a cantar… a luz ténue já não me convida a ler, ao que escrevo.
Ontem de tarde continuei no computador, passando para um google doc alguns dos exercícios que recolhi do livro do Steve Preston. Pelas 17h foi o espaço criativo onde levei o jogo Papo a Papo e que foi acolhido por todos os presentes e estivémos a jogar.
Fiquei maravilhado ao ver que uma das residentes que menos fala quis também participar e chegou até a ler a carta que lhe saiu, ainda que optasse por não responder.
No fim, 3 pessoas disseram querer o jogo…um técnico e duas residentes.
Fui-me sentar novamente na minha tarefa e precisei de terminar de copiar o exercício dos valores e necessidades antes de ir jantar (já estavam entretanto todos à mesa e tb já tinham ido ao lixo).
O jantar foi ervilhas com ovo escalfado, cozinhado por um dos técnicos de serviço. Aqui os técnicos fazem um pouco de tudo. Estava saboroso o jantar.

Depois de jantar fui tratar da rega, acompanhado pelo técnico que me explicou o que era preciso (era a primeira vez que tinha esta tarefa).
Trata apenas de encher um depósito de água com a mangueira que está ligada a um furo e depois de cheio, abrir a torneira da rega, liga a mangueiras que fazem rega gota-a-gota na horta e pomar da Casa.
Depois disso lembro-me de sentar ao computador e ver uns videos curtos compilados pelo Vasxo Gaspar e a que ele chamou de Inspirações…

Recordo-me particularmente de um experimento de um homem que foi para o que parecia o cimo de umas escadarias que dariam acesso ao metropolitano da cidade, escreveu num cartão “Dance with me” e depois uma venda…e fazia uns movimentos de braços abertos, dançando e disponivel para alguém dançar com ele. Várias pessoas o fizeram.
Outros videos que me chamaram a atenção foram um do Gabor Maté a falar de vínculo e autenticidade…da importância da criação de vínculo entre as crianças e os seus cuidadores para sobreviver e de como a autenticidade da criança é muitas vezes suprimida pelo medo de perder o vínculo e como isso pode afetar a pessoa na vida adulta.
Outros dois que vi foi de um dos co-criadores do sistema IFS (Internal Family Systems) em que ele revelava a importância de compreender p.ex o nosso crítico interior, para estar em paz com nós próprios.

Depois de ver, partilhei o link com uma amiga e com a equipa da Casa de Alba, achando que tv pudessem achar interessante também.

Inspirações Inspirations on Vimeo.

(Para aceder será preciso fazer login).

21h57 - 37 minutos de escrita intercalada de conversa.