Dia 27 - 2023/07/24

Antes de ler este texto, lê antes Sobre a categoria Diario pessoal - científico?

8h09 de dia 25

Hoje acordei e levantei-me mais cedo que nos ultimos dias, pelas 6.30, ouvi um podcast enquanto fazia as flexões e abdominais e “dobragens”.
Ontem fui deitar-me perto das 22.00.
Levantei-me já passava das 8.10 e praticamente so deu tempo para tomar banho e ainda cheguei 3 minutos atrasado à reunião comunitária das 9.00, tendo comido o pequeno-almoço depois, seguindo-se a ida ao ginásio.

No ginásio desta vez quis só ir para passadeira e remo e não fui fazer pilates. No final, por momentos fiquei um pouco ansioso: demorei um pouco a abrir o cadeado com que tinha fechado o cacifo e já estava a imaginar que podia ter mudado o código acidentalmente…felizmente ele lá abriu ao fim de umas tentativas.

Éramos 2 residentes no ginásio e a residente que me acompanhou fez os mesmos exercícios que eu e seguimos depois para o café. Ela propôs, uma vez que não tem dinheiro dela, trocar parte do seu plafond semanal das compras em troco de mais um empréstimo para café. Fiquei contente pela possibilidade, tendo verificado que ela n ia ficar sem comer por causa disso (tb falamos apenas de 1.55 eur que já lhe emprestei no total) e aceitei.

No café falámos um pouco, chegou entretanto o terceiro residente que tinha ido connosco na carrinha tb e falámos tb com ele…pude tb ler um pco mais do meu livro dos traços escondidos dos génios.

A técnica atrasou-se um pouco a ir-nos buscar, explicando dps que era devido a ter cortado na rotunda errada (já n me lembro o motivo específico para tal feito) e no caminho de regresso parámos no lar para ir buscar a comida. Saí tb para ajudar a carregar a mesma e na cozinha aguardámos um pouco que a cozinheira nos viesse dar a comida: estava já a servir o almoço aos residentes no lar, que se podiam ver através da porta e janelas da cozinha para a sala.
A aguardar também estava um dos monitores noturnos da casa mais uma menina…quiçá sua neta.

Voltámos à casa e comemos: tirei um um medalhão de pescada (bem salgado), migas de espinafres, a que uma das técnicas chamou de esparregado, um pouco de salada, um pouco de massa que deviam ser restos de outro dia e sopa.
Depois de almoço foi hora do “mbti” sendo o m de “mentalização”, que apresentam como sendo um exercicio de reflexão e de nos tentarmos colocar no lugar do outro…continuámos com o exercicio da semana anterior, falando alguns de nós dos efeitos, impactos, bloqueios, utilidade, aspetos positivos e negativos de uma história “negativa” na nossa vida.

Usei a história dos Recibos Online, observando que as consequências “negativas” foram de índole financeira (pois a empresa foi vendida e se me tivesse aguentado até esse momento podia ter recebido 4x mais do que recebi - que fiquei com a sensação de ser equivalente ao que investi financeiramente ao longo do tempo que me dediquei ao projeto sem receber) e tb de me ter afastado do mundo das “startups” de que até gostava.

Como aspetos positivos identifiquei todas as coisas que fiz quando deixei esse projeto: o projeto Get de Aprendizagem comunitária, os diálogos em torno das Conversas Vadias do Agostinho da Silva, o recreio de liderança, o curso de mediação de conflitos, dar aulas de animação 2D, introdução ao Html e redes…a sociocracia…anos muito ricos de experiências além da informática.

8h36 - 27 min de escrita. vou comer
8h56
Depois do MBTI, pelas 15h, foi tempo de ir cozinhar: courgetes recheadas com carne ou soja e queijo por cima.
As minhas tarefas foram:
1- cortar as courgettes ao meio, na longitudinal
2 - remover a zona central das courgettes onde estavam as sementes com uma colher
3 - pôr a água na chaleira a ferver
4 - Colocar a soja com a água a ferver, para hidratar e cozer um pouco.
5 - colocar a soja na panela onde já estava tomate e creio que alho também.
6 - Depois de cozinhada a soja e a carne, rechear as courgettes com as mesmas (umas só com a soja picada e outras só com carne) e colocar o queijo ralado por cima e numas que me ficaram pré-destinadas, por baixo e por cima da soja.
7 - colocar os tabuleiros com as courgettes no forno.

Depois da cozinha estive a ler mais um pouco dos Traços Escondidos dos Génios, pelas 17h45 fui à reciclagem, sendo que tb foi preciso chamar mais uma residente para ir tb, pois disseram-me que a reciclagem só aconteceria com 2 residentes. (Fiquei a pensar se isso se aplicava tb à reciclagem, uma vez .
que é uma tarefa da casa e não uma atividade…)
Depois continuei a ler, até às 19h00, hora da reunião comunitária da tarde.
Finda a reunião e na sequência de ter lido como na história há muito poucas mulheres na lista de génios reconhecidos e como as que lá chegaram tiveram de ter uma maior capacidade de organização, persistência e resiliência do que os homens, disse que celebrava “a dominância” das mulheres na casa (há atualmente 3 residentes homens e 5 mulheres, e um técnico homem que está cá mais tempo, a par com o diretor clinico que creio vir ca uma vez por semana, para 9 mulheres técnicas ou auxiliares) e desenrolou-se uma conversa em torno desse tema.

Fomos entretanto jantar a courgette recheada e no fim ainda comi o resto do crumble e gelado.
Depois de jantar fui ler mais um pouco e pelas 22.00 fui-me deitar.