Dia 29 - 2023/07/26

Antes de ler este texto, lê antes Sobre a categoria Diario pessoal - científico?

8h26 de dia 27

Ontem…lembro-me de ir comer o peq. almoço depois da reunião comunitária da manhã. Ali, por momentos éramos dois residentes a querer ir ao ginásio, mas a segunda residente mudou de ideias e foi cancelada a ida ao ginásio. Senti-me frustrado, com alguma tristeza e raiva também. Questionei sobre o porquê da regra e a resposta que tive não me satisfez: falaram em razões ambientais e em razões de gestão de recursos.
Pq será que para duas pessoas já faz sentido, mas para uma não? Há um lado que eles dizem ter a ver com trabalhar a relação.
Parte de mim contudo observa como o efeito terapeutico individual pode ser prejudicado por esta limitação.
A residente que mudou de ideias era também a “secretária”, que além de identificar os vários momentos da sessão também é responsável por controlar tempo da mesma.
A forma como chamou a atenção para o momento de checkout e de não dar tempo para todos falarem, eu inclusivé, deixou-me desconfortável, pois tinha aquela frustração comigo e achava relevante poder falar sobre ela naquele momento.
Depois da reunião fui comer e depois falei um pouco com outra residente, em que ela me perguntou o que iria fazer… Foi boa essa pergunta, que já me tinha feito interiormente tb, e percebi que tb era importante dedicar tempo à minha missão principal aqui nesta casa: clarificar o que quero fazer a seguir.

8h39 - vou fazer uma pausa para ir comer e para a reuniao comunitária
8h55 - entre as 10 e as 12.45, fiz a missão dos valores de mylifequest.io e gostei, sendo que já tinha tomado a decisão de comprar o “quest” completo, no sentido de conhecer/vivenciando o mesmo e por acreditar que pode ser…
9h01 - pausa para reuniao comunitaria
9h29
… útil para este meu processo de clarificação.

Fiz o pagamento e embora tenha tido uma mensagem de sucesso, não tive acesso às restantes missões.
Pouco depois de almoço foi a reuniao de planeamentos terapêuticos e depois fomos às compras, ficando eu a saber que só tinha direito a 19 euros, por nao ter ido uma vez ao lixo (por achar que nao era preciso pois ja iam duas pessoas)…no fim das compras, embora as minhas contas dessem abaixo dos 19, segundo a senhora da caixa, ultrapassava em alguns centimos…Foi tolerado esse desvio pela equipa técnica e fiquei contente.
Também acertei contas com a residente que me devia dinheiro e que tinha proposto pagar em compras. Escolhi um sumo e ficou assim (com um implicito “perdão de dívida” de 20 cêntimos).
Levei o livro dos génios pois já sabia que teria algum tempo para ler, ainda que na entrada me tivessem dito primeiro para esperar pelo segurança para pôr uma etiqueta no livro. Esperei um pouco e não apareceu, e perguntei a uma pessoa diferente que disse para eu entrar e que se fosse preciso depois ela intercedia a meu favor (não foi assim que ela disse, mas foi a mensagem que passou). Andava eu já a olhar os mirtilos quando a mesma pessoa veio ter comigo a dizer que o segurança já lá estava e que era melhor ir ter com ele…assim o fiz, ele meteu uma etiqueta do continente por cima da marca do círculo de leitores, colocou a data e uma rubrica e lá voltei eu aos mirtilos, para reparar que aqueles que eu queria não tinham o preço afixado: dizia “artigo temporariamente indisponível”. A mesma trabalhadora do continente com quem tive a última interação estava por perto e expus a situação do preço e ela foi ver o preço junto de uma máquina de leitura de código de barras que estava dois ou três corredores ao lado.
No final das compras ainda li um pouco…creio que sobre a Marie Curie.
Ajudei a carregar as compras para os carrinhos e dos carrinhos para a carrinha.
Regressámos.
Acabei o resto de queijos triangulares e comi algumas bolachas já perto das 19h00. Entretanto telefonei para o banco depois de verificar que ainda nao tinha cesso ao quest e que o dinheiro ja tinha saido do meu cartao pré-pago. Segui todos os passos do banco, até desinstalei e reinstalei a app e não estava a conseguir ver os movimentos do cartão.
Depois, num laivo de sorte, reparei num outro sitio na aplicação onde aí sim encontrei o movimento, ainda pendente.
Enviei email para a dona do projeto mylifequest e ela respondeu e passado pouco tempo já tinha o dito acesso.
Comecei também a ver um video do Dr. Frederico Porto, sobre Gestão de Tempo.
Eram entretanto 19h00 e hora da reunião comunitária, em formato aberto e com a presença do João Pereira, diretor clinico.
Uma residente pediu feedback das reuniões técnicas e sobre a nossa proposta do sistema de pontos e tivémos o feedback, esclarecendo alguns pontos que se consideraram relevantea.
A proposta tinha sido praticamente toda aceite!
Apenas a parte do dinheiro semanal das compras poder servir para itens pessoais, como higiene pessoal, não passou, com o argumento de que este dinheiro era só para alimentação, de acordo com o contrato e que este sistema de cada um gerir o seu orçamento era uma forma de evitar que fosse a casa/fundação a fornecer pequenos almoços e lanches iguais para todos.
Saí contente por ver a proposta aprovada…perto das 19.30 o João Pereira referiu o tempo e, estando uma das residentes ainda a falar, propôs extender-se mais 15 minutos.
Assim foi, e percebemos dps que ainda faltava ir ao lixo e assim o fizémos.
Ao jantar comi legumes à brás, e depois voltei para o computador onde iniciei a “missão” 3. Gosto desta abordagem tipo jogo.
Deitei-me já passava das 22.00.
Ainda ouvi música vinda do quarto do lado, que até vim a apreciar, e acabei por adormecer.

10h03