Dia 34 - 2023/07/31, com pedaços de dia 1 de Agosto

Antes de ler este texto, lê antes Sobre a categoria Diario pessoal - científico?

8h21 de dia 1

Esta noite dormi mais e melhor que ontem, ainda que tenha acordado pouco depois das 00 e demorado um pco a adormecer novamente. Levantei-me já passava das 7.30. Flexões, abdominais, “dobragens”, banho.

Sobre ontem…Fui para o refeitório pelas 8.34, levando tb os fones que liguei ao telemovel, provavelmente com intenção de ouvir algo.

8h30 - pego novamente nos fones para ligar ao tlm, com intenção de começar a ouvir o programa climb to wealth, que adquiri entretanto ao Jaspreet Singh, enquanto vou comer.

9h38
Já comi e já foi a reunião comunitária. Ao comer, já sem mirtilos, comecei a ouvir o Jaspreet…Retive o modelo de quadrante em forma de piramide que ele apresentou (sendo o primeiro que apresento a base da pirâmide): Bem-estar físico, Bem-estar mental, Bem-estar espiritual e por fim o bem-estar financeiro. N estou seguro do termo bem-estar, mas a ideia base acho que é essa.
Além disso ele falou em Climb, como um acrónimo: C de criar uma base financeira, L de liderar o dinheiro, I de Interest free life (pergunto-me se significa uma vida livre de divida financeira), M de multiplicar o rendimento e B de Be great.
Além disto ele conta tb um pouco da historia dele, dos pais e avós dele…os pais que emigraram da Índia para os EUA e que o pai dele pelo menos trabalhava 6 a 7 dias por semana…e que lhe contrataram um tutor para o ajudar a entrar na faculdade de medicina (acreditando que isso seria o melhor para ele) e que ele ao longo da vida foi explorando o seu lado empreendedor, às escondidas dos pais, pois achava que isso não os faria felizes. Falou tb cm o avô dele, devido à separação da Índia do Paquistão, por pertencer à religião Sikh, teve necessidade de deixar a familia e tudo o que tinha para trás (os Sikhs estavam a ser perseguidos na zona Oeste) e partiu da zona Oeste para a zona Este (não percebi bem se da Índia se do Paquistão), com uma mochila e uma espada, tendo visto um tio morrer…Ele usa essa historia tb para falar da pobreza extrema que a familia dele viveu e para dar um pouco de contexto, julgo eu, do percurso dele.
Gosto de ouvir as historias das pessoas, para as conhecer/compreender um pouco melhor e pelo que vou aprendendo enquanto as oiço, sem precisar de passar pelas mesmas experiências que passaram.

Na reunião comunitária acolhemos uma nova psicoterapeuta (ainda que eu tenha auto-observado em pensamento que não lhe dei as boas-vindas diretamente) e de diferente… Pausa pelas 10h09, para preparar para a tarefa de manutenção.

11h22 - terminada a hora da manutenção, em que estive uns minutos com um sacho, tirando umas poucas ervas em redor da piscina e dos tapetes de erva sintética…depois ia sacudir um dos tapetes com a tecnica que nos acompanhava que é tb a minha psicoterapeuta, e reparei que haviam ervas a crescer e/ou a atravessar o dito tapete, pelo que passei o resto do tempo a “catá-la”.

11h32 - tempo da psicoterapia
14h39 -
Escolho regressar ao ontem, consciente que saimos pelas 14.45 para a visita cultural ao museu Berardo em Estremoz, que julgo ser do Azulejo

Ontem dps do peq. Almoço

14h57 - na carrinha a caminho de estremoz. Paro de escrever para nao enjoar

6h18 de dia 2
Dia 31, segunda-feira:
Dps do peq. almoço foi a reunião comunitária, em que 3 residentes, eu incluído disseram querer ir ao ginasio.
Dps da reunião, pelas 10h00, seguimos então para o ginásio e ao lá chegar, um dos residentes, cm já é habitual e passado uns instantes, deu meia volta e não entrou, indo fazer o que mais lhe apetecia no momento (creio q costuma ir a um qq cafe neste tempo).
Começámos por ir para a passadeira, caminhar e, passados pouco mais de 7 minutos, veio ter connosco a instrutora de pilates, que mtas vezes está na recepção tb (e que nos deu entrada qd chegámos), a informar e desafiar a participar na aula de grupo de “circuito”. A residente que estava cmg mostrou logo vontade em ir, já estando familiarizada com o termo. Eu ainda perguntei o que era e a resposta que tive dela foi algo cm “exercícios localizados”. Fui tb.
O instrutor era um homem de olhos verdes e um tom de pele e figura corporal que me remetia para a Índia.
Fomos convidados a pegar numa barra e nuns pesos. Peguei em dois de 2.5kg, achando suficiente e tive uma “validação” do instrutor.
Passado pc tempo a minha colega residente trouxe-me mais dois pesos de 1.25kg e um tapete individual, de exercicio, sabendo claramente mais que eu do que se ia passar a seguir.
No circuito trabalhámos então braços e pernas com a barra e depois tb os abdominais, sem mto tempo de pausa entre exercícios, e deu para sentir alguma dor nos abdominais, por momentos até na zona do coração, o que me deixou algo alerta.
Depois da aula de circuito seguiu-se a de pilates, na mesma sala.
Saímos do ginásio rumo ao café rossio e parei num barbeiro para ver se marcava o corte de cabelo (já tinha planeado esta paragem)…não tinha já vagas para esta semana e na próxima ia de férias, tendo ficado com o meu numero para caso houvesse alguma desistência.
Saido de lá dirigi-me a um cabeleireiro que ficava umas portas atrás, para ver que estava fechado. Fiquei com o numero e tentei ligar, sem resposta.
Chegados ao largo do café já lá estava o outro residente, sentado num banco de jardim. A residente que ia comigo chamou-o e ele juntou-se a nós.
No café ela propos novamente eu emprestar dinheiro para o cafe e ela pagar nas compras e assim fiz.
Passado pouco tempo estávamos na carrinha, parámos no lar para ir buscar a comida e regressámos à Casa.
Almoçámos…a sopa era possivelmente de batata, cenoura, abóbora e a comida creio que era um empadão de frango.
Pelas 15.00 fui para a cozinha para auxiliar na preparação do jantar, dado que assim tinha ficado definido nas escalas de domingo.
Observei-me a cumprir instruções, muitas dadas pela “chef” do momento, outras pela técnica/psicóloga que nos acompanhava e algumas de mim mesmo - a residente que tinha ido cmg ao ginasio - para abrir os pimentos vermelhos ( a ementa vegetariana eram pimentos recheados e a outra era bacalhau gratinado se me lembro bem), tirando-lhes o centro com uma faca e dps as sementes do interior com uma colher.
Pus a agua a aquecer e um resto de soja numa taça de vidro, onde verti posteriormente a agua a ferver.
Lembro-me tb de ter estado a descascar batatas c uma faca e com um descascador (tendo percebido que pousar a batata na bancada enquanto descasco era mais eficaz).
Coloquei tb o bacalhau, congelado jà demolhado, vindo de 5 embalagens diferentes, na panela que estava já ao lume.
O recheio dos pimentos era couve roxa, cogumelos e algo mais que não sei o que era, e no fim propus acrescentar um pouco de queijo ralado.
Ao bacalhau juntei tb uns brócolos congelados.
Saí da cozinha perto das 17h se não estou em erro.
Pelas 17h45 éramos para ir à reciclagem (que é preciso ir de carrinha pois fica em St Amaro), mas após se constatar que só haviam dois sacos decidiu-se não ir.
Pelas 19h00 foi a reunião comunitária e as 19.45 o jantar.
Eu fui entretanto ligar a mangueira para encher o deposito para a rega e nesse jantar andei um pouco para trás e para a frente por causa da rega, pois o deposito dps de metade nao estava a encher mais e precisei de fechar uma segunda torneira…e dps mais tarde já estava a água a verter tb, quando desliguei e pus a vazar.
Depois de jantar fui para um dos sofás da casa, em feente à tv, para iniciar a minha investigação sobre a primeira possivel “profissao/função” sugerida: empreendedor social.
Descobri um estudo de sociologia de, creio, 2014, da universidade do Porto, sobre os varios conceitos de empreendedorismo social na perspetiva de diferentes “actores” e iniciei a leitura.
Esta leitura n foi completamente focada pois na tv estava a dar um filme com o Jim Carrey que interpretava um advogado compulsivamente mentiroso e que, após o filho desejar ao soprar as velas de um bolo, perante a ausencia do pai nesse momento, que o pai ficasse um dia inteiro sem mentir, ficou, efetivamente um dia sem conseguir mentir.
O filme deu-me para rir bastante, observando as tentativas frustradas do personagem de prosseguir com o seu plano de manipular o tribunal com uma defesa que tinha sido orquestrada baseada na mentira.
Tb me fez pensar um pouco no meu filho e sobre o que ele sentirá por estarmos sem nos vermos este tempo todo…
Entretanto o novo residente veio perguntar-me se eu estava ok com a mudança dele para o meu quarto e eu disse que sim.
Fui-me deitar perto das 23.