Dia 45 - 2023/08/11 - Sexta-feira

Antes de ler este texto, lê antes Sobre a categoria Diario pessoal - científico?

8h52 de dia 12

Hoje levantei-me pelas 7h55, tendo acordado uma vez, pelas 5, quando o meu colega de quarto foi à casa de banho.

Continua a contagem decrescente aqui na Casa.

Ontem foi um dia com menos atividades, permitindo-me dedicar mais tempo à minha pesquisa.
Na reunião comunitária das 9h00 manifestei interesse em ir à equitação, havendo só mais uma pessoa interessada.
Entre as 9.30 e as 11h00 estive no sofá da sala, continuando a leitura do doc. De empresa social. Já não sei se o terminei nesse período…
Às 11h00 foi a terapia individual e dps voltei ao comp, sendo que acho que fiz uma pausa para jogar ping-pong c o meu colega de quarto. Ontem ele ganhou a maioria dos jogos…um deles com uma diferença significativa. Tenho aprendido algumas técnicas e movimentos com ele…umas por explicação outras por observação.
Algures de manhã, creio, soube que não ia haver equitação pois normalmente é preciso telefonar no dia anterior e ninguém se lembrou disso.

Almoçámos pelas 12.45 e dps voltei para o sofá.
Avancei para outras atividades profissionais e percebi que algumas já não me interessavam atualmente, pelo menos não da forma como estavam apresentadas (ex: Policy analyst…interessa-me contribuir para o desenvolvimento e avaliação de políticas que me afetem…mas isso teria de ser numa pequena percentagem do meu tempo e não estou para já interessado em ir formar-me em Direito, que parece ser o curso que dá acesso a esse tipo de trabalhos no sistema atual. Se conseguir ligar-me a pessoas que usem a sociocracia contudo, então poderei contribuir para as ditas políticas sem ser preciso uma formação especializada em jurisdicês.)
Fiquei contente por ver o numero de opções diminuir, significando estar mais próximo de uma resposta.

Comecei a investigação do social impact analyst e descobri uma startup finlandesa upright, que desenvolveu uma plataforma para medir o “net impact”… Fiquei curioso e vi as várias vagas disponíveis, e ao perceber que eles estão na Finlândia, e que parecem querer sp alguém com “impecable track record”, desmotivei-me um pouco. Vendo que tb tinham uma necessidade de ter um responsável comercial, saltei para investigar o Business Development.

Além desta investigação vi tb um video do SadhGuru e ponderei comprar o seu programa de Inner Engineering", não o fazendo para já.

Lembrei-me também dos Inner Development Goals: um projeto começado na Suécia e que cobre as competências pessoais necessárias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Pensei que o Papo a Papo podia ser usado para ajudar a desenvolver estes “objetivos”, não sabendo ainda vem como.

Mais ping-pong, uma tosta de queijo como lanche e experimentei jogar sozinho na mesa, dobrando-a, inspirado no meu colega de quarto.

Pelas 19.00 foi a reunião da tarde, 19.30 fui ao lixo com a residente do gelo, fazendo grande parte do caminho em silêncio.
Jantámos pouco depois e voltei para o sofá onde estive até às21.20 ±.

Ao longo do dia tb me lembro de ver na tv o filme “perseguição diabólica”, que tinha o Morgan Freeman e o Keanu Reaves. Tb me cruzei com os Anjos de Charlie.
Curiosa e coincidentemente vi no facebook um relato de uma historia de vida do Keanu Reaves que me fez apreciar ainda mais esse ator.

Pelas 21.20 fui buscar um gelado “Rafaello” e juntei-me ao meu colega de quarto e á residente dos croissants no exterior, que partilhava um pouco da sua historia de infancia.

Pelas 22h00 fui para o quarto, onde revi o ultimo “episodio” do Jaspreet Singh e vi um novo.

Sobre a regra dos 75/15/10, apercebi-me de um detalhe: 75% é o maximo de despesas a fazer, 15 o minimo de investimentos, e 10 o minimo de poupanças.

No segundo video ele falou já sobre diferentes tipos de investimento: ativos e passivos, portfolio de investimentos vs portfolio de “bens geradores de receita” (assets) e tb dos diferentes tipos de fundos (etf, mutual e index).
Mencionou que gosta de investir em ouro cm uma espécie de poupança, que o permite proteger da inflação.
E que os investimentos ativos eram aqueles que implicavam trabalho da nossa parte, e podendo gerar rendimentos superiores e os passivos os que não implicam esse envolvimento (ser dono de uma empresa gerida por outros, fundos geridos por outros, rendas de casas, etc.).

E ainda em investimentos de 3 tipos dos quais so me lembro de 2: appreciation e cash-flow…
Apreciativos são aqueles que recebemos o valor quando os vendemos (ex: ações ou casas não arrendadas) e cash-flow aqueles que geram rendimentos ao longo do tempo (ex: ações que pagam dividendos, casas alugadas, empresas)

Terminado esse segundo-video de perto de 20 min, adormeci, novamente sem colocar os tampões.

9h37 - 45 min de escrita