Dia 49 - 2023/08/15

Antes de ler este texto, lê antes Sobre a categoria Diario pessoal - científico?

7h10 de dia 16, Sintra

Hoje acordei com o alarme pelas 6h00, levantando-me já dps das 6.20.

Banho e peq. almoço.

Ontem saí do quarto já pelas 9.20 e fui comer o peq. almoço, acabando com os cereais de chocolate e mirtilos.
Observei que entretanto a residente do gelo e o meu colega de quarto estavam no exterior, possivelmente no seu cigarro e conversa matinal.
Dps fui para o quarto onde estive a arrumar as coisas nas malas e mochila, tendo ido buscar a roupa que tinha a secar na lavandaria e deixando a porta aberta. Deviam ser perto das 11h quando.a residente do gelo apareceu à porta do quarto, querendo confirmar a minha hora de saída e indo dps descansar um pco…despedindo-se com um “Até breve” sobre o qual fiquei a pensar se ainda a veria antes de sair.
Malas feitas e estive dps ainda a jogar um pouco de ping-pong com o meu colega de quarto.
Fui buscar e arrumar a maioria dos livros que ainda tinha deixado na sala, escolhendo deixar na casa apenas o livro do Van Gogh, que curiosamente foi aquele que me criou mais resistencia inicial em comprar e levar para a Casa, devido ao seu fim trágico.
Ainda antes de almoço fui deixar a minha mensagem na grande folha colada na parede da sala, com o título “Expressem-se” e onde estavam maioritariamente mensagens de despedida de pessoas que pela casa passaram.
Ao longe percebi que o meu colega de quarto observava e perguntou-me se eu estava a escrever ou algo assim, percebendo depois que sim e recolhendo-se para o exterior.
Acho que ainda não tinha terminado quando uma das psicoterapeutas da casa, com quem primeiro falei ao telefone antes de entrar e que tb estava nas sessões de terapia do meu grupo, se veio despedir, com um abraço.
Oiço ainda a psicoterapeuta da casa a falar com o meu colega de quarto, numa interação que imaginei, pelas palavras ditas “A si ainda o vou ver” dela e “ciúmes” dele, que ele tb teria querido um abraço dela.
Terminei e pouco dps sentei-me para almoçar, comendo sopa, um pouco da salada do dia anterior, e bolo de bolacha.
Estava eu sentado já e o meu colega de quarto veio do exterior e percebendo que eu já tinha terminado a escrita, foi ler, tendo aparentemente gostado.
Entretanto tb chegou a residente do gelo para almoçar…e pensei para mim mesmo onde ela se iria sentar, observando o lugar vazio ao meu lado e de alguma forma desejando que ela ali escolhesse ficar… E assim aconteceu, para meu deleite.
Poucas palavras trocámos…fixando eu a pergunta dela se nos iriamos reencontrar por Sintra, o meu sim, o seu agradecimento por eu ter feito o bolo de bolacha (a que dps disse que n era bem um bolo e sim um abolachado, dado as bolachas estarem bem visíveis e ao descoberto na primeira camada à superficie do bolo.

7h40 - 30 min de escrita - pausa para ir para o centro de saude

8h10 - sentado no centro de saude…senha 31.

A residente do gelo foi a primeira a servir-se do bolo e eu o segundo… olhei para ela para ver a reação ao comer…ela disse que gostava até mais do que a outra versão que conhecia…Quando provei achei que o sabor do creme me era familiar, estando no ponto, embora pudesse ainda reduzir no açúcar.

Depois de comer peguei no livro dos iluministas e sentei-me no exterior com a residente do gelo e o meu colega de quarto.
Ela precisava de descansar e propos-me um abraço de despedida, que agradavelmente aceitei.
Entretanto tb me despedi do meu colega de quarto que tb ia fazer uma sesta, com novo abraço, ficando a ler mais um pouco.

Li mais um pouco do livro e acho que eram perto das 15 quando decidi ir buscar as coisas ao quarto, estando o quarto iluminado, sendo que o meu colega estaria no wc…pouco depois aparece a psicomotricista, que tb era a minha técnica de referência, com o relatório final da minha passagem pela casa, para apresentar hoje no centro de saude.
Percebi que tinha havido uma falha de comunicação e manifestei o meu desconforto qt ao conteudo e foi possivel ainda alterar e, uma hora mais tarde, já tinha a versão final nas mãos. Despedi-me de todos os presentes de quem ainda não me tinha despedido, pessoalmente ou por escrito, e rumei ao carro. Ai vi ainda chegar uma das psicólogas da casa, com quem tinha estado na cozinha no dia anterior e despedimo-nos novamente, sem contacto. Fiquei a pensar que poderia tv arriscado tb um abraço, mas não detetei qq sinal de abertura ou disponibilidade nesse sentido que me convidasse a tal, ainda que ficasse a pensar que tv pudesse eu iniciar tal movimento.
Meti-me no carro, abri um pouco a janela e senti uma brisa pelo que assim fui a maior parte do caminho…parando para abastecer na primeira bomba da galp que encontrei na auto-estrada e constatando o aumento do preço da gasolina…
Cheguei a casa pelas 18.30, arrumei a comida, respondi a mensagens de duas residentes (a do sabonete e a do gelo), falei com os meus pais, troquei msgs com uma amiga minha e fui dps arrumar o resto das malas.
Deitei-me pelas 22.30 e demorei um bocado a adormecer, envolto em pensamentos sobre passado, presente e futuro, e procurando perceber a quantidade de roupa de cama ideal para me sentir confortável e ao mesmo tempo propiciar o sono (consciente que os ambientes mais frescos são normalmente melhores para adormecer).
E quando dei por ela estava já a música da manhã do despertador a tocar.

8h37 - mais 27 min de escrita e ainda na mesma cadeira do centro de saude, faltando uns 7 numeros da categoria CE para ser atendido.