Dia 55 - 2023/08/21

Antes de ler este texto, lê antes Sobre a categoria Diario pessoal - científico?

6h22 de dia 22

Ontem creio que me levantei perto das 7.30 e quis à mesma tomar banho e comer, chegando ao escritorio e começando os trabalhos pelas 9.00.

Às 9.30 tive uma reuniao com um cliente, em modo nao faturavel, pois houve um erro de estimativa inicial e foi também necessário refazer trabalho anteriormente feito pelo meu ex-colega entretanto despedido.

A ideia era ser um “walkthrough” (passagem?) em que o cliente utiliza a aplicação para neste caso a importação de um ficheiro com dados e eu acompanhava-o, esclarecendo alguma questão que pudesse ter.

Iniciámos em ambiente de testes e perante um erro de importação que indicava a necessidade de carregamento de 2 produtos na base de dados, o cliente quis mudar para produção, tendo eles já carregado os dados todos nessa base de dados na semana passada. Sendo possível reverter a operação de importação, consenti.

No Odoo o processo de importação é transversal a todos os modelos de dados e a meio desta “passagem”, o cliente, após mudar de base de dados de testes para produção (preferindo ele carregar os dados diretamente nesse ambiente), clicou no link de importar num ecrã diferente e eu não me apercebi. Isto levou a que não conseguíssemos mapear os dados corretamente. Além disso, percebemos que os produtos estavam a ser carregados no ecrã de variantes de produtos e não no ecrã principal dos produtos (na tradução chamados de artigos). Eu referi que o teste que tinha feito tinha sido nos artigos e ele perguntou se nao poderiam carregar nas variantes.
Perante esta duvida e tb o bloqueio na importação, olhei para o relogio, vi que já eram 10h00 e perguntei cm estava ele de tempo e, tendo a resposta de que ele andava sp apertado, propus terminar a reunião e contactá-lo apos consultar o meu colega-chefe sobre os dois temas em questão.

Embora o meu colega-chefe esteja de ferias eu tinha visto movimentos dele online num outro projeto e decidi contactá-lo tb online. Ao fim de algumas iterações e com dicas dele, percebi qual era o problema da importação (tinha sido iniciada no modelo/ecrã errado) e que para efeitos da importação seria irrelevante carregar os produtos nos Artigos ou nas variantes.

Enviei email ao cliente a explicar e disponibilizando-me para o acompanhar no processo se ele precisasse.
Iniciou-se entao uma troca de emails, confirmando o cliente a resolução do problema da importação mas mostrando algumas duvidas/resistencia em carregar os produtos em falta.
Pelo meio o meu colega-chefe tb me abordou no chat a questionar os emails e dando tb dicas com base nas suas interpretações, associadas a uma necessidade de fechar este tema o mais rapidamente possivel e sugerindo eu marcar uma nova reuniao para fechar o tema.
Entretanto eram já 12.15± e fui almoçar: açorda de camarão pré-cozinhada e aquecida no micro-ondas em 3 min.
Depois de almoço e durante a tarde distrai-me um pouco mais, passando por um site da univ. De stanford que referia um estudo sobre como as pessoas percepcionado as interrupções (pessoas diferentes percepcionam. Vi ainda um video sobre perguntas e conversas que podem facilitar a conexão humana… (Que mencionava que todos nos, quando conhecemos alguém fazemos automaticamente 3 perguntas internas…sendo que so tenho certeza da ultima, que era “Posso confiar em ti?”, e que para fomentar e aprofundar a conversa interessa ligarmo-nos emocionalmente á pessoa, sendo mais facil para isso o uso de historias…ajudando perguntas relacionadas com os desafios da pessoa, as suas fases de transição e os seus triunfo. Tb mencionou a relevância dos silencios, e que podem significar que a pessoa esta a integrar a pergunta e pode dar uma resposta mais profunda). Encontrei esse video na app 5mins.ai e dps de o ter partilhado na comunidade Papo a Papo e me terem questionado se seria possivel ver sem registar, descobri que tb estava no youtube: https://youtu.be/HxHihS74co4).
Entre pausas ia trabalhando tb, registando um email cm tarefa de outro cliente e, vendo um email do meu colega-chefe a pedir para fazer uma chamada comercial, tb a fiz, sentindo ao inicio uma certa reatividade emocional ao meu telefonema e dps mais informação de contexto. Ao longo da conversa acho que fiquei um pco preso à reação inicial que me dava a entender que a pessoa do outro lado n queria estar mt tempo a tratar este tema e no final fiquei com a sensação de que podia ter aprofundado mais sobre as necessidades especificas do cliente (que eram especificas do seu negocio e o Odoo era apenas uma aplicação de backoffice que iria integrar com outra que seria para eles a principal).
Sabendo que a pessoa com quem falava ia de ferias hoje e parecia estar preocupada com o tempo que dedicava ao trabalho, nao me quis alongar e percebendo tb que ela nao seria a pessoa deste potencial cliente que iria decidir qual a plataforma a usar, agradeci a atenção e desejei boas férias…anotando dps o registo da conversa no sistema comercial da empresa e com a nota de a voltar a contactar no inicio de Outubro.

Já passava das 17.00 e recebendo um telefonema da mae do meu filho a indicar que ia levá-lo a minha casa, apressei-me para sair.
Chegaram pelas 18h00 e ele acabou por estar quase 1h a ver desenhos animados, negociando nao ver nos dias seguintes à medida que ia pedindo para ver mais um.
Fui aceitando, estando eu tb no tlm e a fazer o jantar.
Jantamos douradinhos com massa, li-lhe umas fábulas, tivemos a fazer experiencias com um dinossauro de borracha que supostamente mudava de cor com a agua quente e levei-o dps a casa da mae.

Deitei-me pelas 22.30.

07:20 - 58 min de escrita intercalada com peq. Almoço e ida a wc.