Dia 8 - 2023/07/05

Antes de ler este texto é relevante ler antes: Sobre a categoria Diario pessoal - científico?.
21h11 … dispersei por 10 minutos a propósito de um grupo de fb auto-denominado Economia Consciente onde usaram a tag @todos, indo atrás das borboletas por instantes.
21h22 - retomo, algo cansado, confesso.
Creio ter acordado por volta das 6h, já nem sei bem. Rotina matinal, exercício incluído e incluindo uma lista de perguntas para a consulta inicial com a equipa da Casa de Alba amanhã, chego ao escritório pelas 7h32.
Coloco-me a validar números, em jeito de terminar a preparação para a demonstração com um cliente às 11h00. Faço debug ao código, para perceber melhor a origem de uma discrepância entre um valor que vinha no excel e um valor calculado. Não chego a conclusões. Reúno com o meu colega-chefe. Continuo os trabalhos, interrompendo para criar uma apresentação de apoio para a reunião. Descubro o erro, corrijo…e mesmo assim não acerto à primeira. Persisto. Corrijo o novo erro derivado da correção, por causa da identanção de umas linahs de código que só descobri depois de nova depuração.
Contente por ter encontrado o mistério da divergência e ter uma diferença de 0.
Reunimos com o cliente. Faço a minha parte de apresentação e o meu colega-chefe continua com o levantamento de outros requisitos. Observo a minha atenção oscilante.
No fim uma reunião de seguimento de 45 minutos em torno de potenciais abordagens ao tema.
É-me pedido para fazer um desenho técnico para um novo colega - estagiário de verão tentar implementar, em jeito de ganhar prática em desenhos técnicos em Odoo e ele em transpor o desenho técnico em código.
Lá o faço. E observo a insistência em que eu faça este tipo de trabalho. E como parte de mim resiste, porque sabe que não é vista, nem se desenvolve, enquanto esta outra parte de análise técnica toma as rédeas. E como este é o foco de trabalho que é mais preciso.
E ocorre-me agora também agradecer todas estas oportunidades que me são dadas de fazer um pouco de tudo nesta pequena empresa. Talvez por causa de um vídeo motivacional do Tony Robins, que me apareceu ao fazer “scroll” no telemovel numa área do “Tutubo” que vi à pouco - não vá ele precisar da publicidade - aqui o partilho, em que sugere o uso mais frequente da gratidão.
Almocei novamente na copa, enquanto o meu colega-chefe levou o jovem estagiário a almoçar fora.
Bacalhau com natas desta vez. E a última laranja da semana.
Boas tardes, votos de bons almoços aos colegas copeiros que operam noutras empresas que ocupam este complexo de escritórios e regresso.
Foram perto de 30 minutos de almoço.
Saí depois de eles terem saído e cheguei antes de regressarem do almoço.
Reatiro-me ao desenho técnico. Deixo-me distrair por uma notificação de telemóvel, de uma amiga com quem já não falava há anos a perguntar se estava bem. Momento de pausas intermitentes para um pedaço de conversa para ter uma sensação de um do outro. Ela a casar-se há 2 anos e eu a separar-me há 2 anos. Observo.
Recebo um telefonema a indicar que já sairam os resultados das escolas públicas e ao que parece, que temos 2 opções e uma decisão para tomar. Adia-se a decisão para mais tarde.
Volto ao desenho técnico e só termino para colocar o computador na mochila e sair para ir buscar o meu filho.
Cruzo-me com um pai de um amigo dele. Pergunto se já souberam dos resultados. Fico a saber que o filho dele vai para uma escola que é uma das nossas possibilidades.
Deixo-o jogar um pouco no telemóvel, um jogo de colocar uns bonecos a fazer coisas do dia a dia, tipo comer, dormir, tomar banho etc. Sempre é melhor do que toda a agitação de outros bonecos.
E ainda assim não é ideal, pois está a olhar para um telemovel.
Lancho pão com mel de medronheiro e queijo de cabra.
O tempo passa e é momento de interromper o jogo e levá-lo a casa da mãe.
Interrupção, não sendo imediata, foi emocionalmente tranquila.
Seguimos viagem.
Observo a dificuldade em chegar a um consenso em relação à escola. A decisão fica para o dia seguinte, condicionada a conversas com pessoas das escolas.
No caminho de regresso decido passar pela escolha que me faltava ver. Ainda lá estavam pessoa mas não estavam disponíveis para me fazer uma visita pelo exterior da escola. Ladeei-me e pude ter uma sensação. Até que gostei do que senti. Quiçá amanhã dê para conhecê-la por dentro.
Chego a casa. Acrescento uma pergunta à lista para a equipa da Casa de Alba.
Ponho-me a ouvir vídeos motivacionais no telemóvel enquanto o forno aquece.
Janto 2 cordon bleus de frango. E antes disso, um pêssego.
Sento-me aqui a escrever.
E assim termino…observando a quantidade de decisões que estou a remeter para amanhã.
Boa noite, bom descanso.
21h50 - 28 minutos de escrita com foco.